Como fazer pompoarismo: o que é e exercícios para fazer em casa

Como fazer pompoarismo: o que é e exercícios para fazer em casa

publicado por

Exercitar os músculos do seu corpo é muito importante para manter uma vida saudável e ativa. E não, não estamos falando dos bíceps, tríceps ou dos glúteos. Estamos falando da musculatura vaginal, que é exercitada por meio do pompoarismo.

Saber como fazer pompoarismo é uma dúvida de muitas pessoas.

A prática pode até ser focada nos músculos da genitália, mas seus benefícios não se limitam à esfera sexual da vida.

Neste artigo, falaremos sobre como o pompoarismo pode melhorar a sua qualidade de vida em diferentes aspectos. Também daremos dicas de como fazer pompoarismo em casa e quais as vantagens da prática. Vamos começar?

Desbloqueie todo o poder que há em você! Conheça os cursos de pompoarismo da Rede Metamorfose.

Afinal, o que é pompoarismo?

O pompoarismo nada mais é do que um exercício de fortalecimento para os músculos vaginais. Eles têm o intuito de tornar o assoalho pélvico mais forte e podem proporcionar uma série de benefícios para o corpo, tanto no aspecto físico, quanto no psicológico.

Além de proporcionar mais prazer na hora do sexo, o fortalecimento da musculatura vaginal também pode ajudar a prevenir problemas como a incontinência urinária, as hemorróidas, a anorgasmia, dores no momento da penetração e mais.

Não à toa, a busca por cursos que ensinam como fazer pompoarismo aumentou muito nos últimos anos.

O pompoarismo, no entanto, não é uma prática recente. Ela surgiu na Índia, sendo aperfeiçoada na Tailândia.

Mas, apenas na década de 1940 ela começou a aparecer no ocidente, graças ao trabalho de Arnold Kegel, o ginecologista alemão que criou os exercícios usados hoje. Seu intuito era dar às mulheres grávidas uma forma de prevenir a incontinência urinária.

Leia também: Como apimentar a relação? 6 dicas para sair da rotina em casal

Como fazer pompoarismo em casa?

Como fazer pompoarismo em casa

O pompoarismo consiste em exercícios simples de contração, que podem ser realizados diretamente de sua casa, com ou sem acessórios.

A seguir, explicaremos alguns dos movimentos mais comuns da prática para que você possa saber como fazer pompoarismo e dar os seus primeiros passos. Veja só:

1. Contração do períneo

Para fazer a contração do períneo, aquele espaço que fica entre a entrada da vagina e do ânus, você precisa deitar-se em um lugar calmo e confortável, respirando lentamente por alguns segundos.

Então, contraia fortemente a musculatura do assoalho pélvico, mantendo a pressão por alguns segundos. A sensação é de puxar toda a região para dentro de si mesma.

A ideia é repetir os movimentos de 8 a 10 vezes consecutivas, segurando a última contração por ao menos 10 segundos.

Você pode fazer estes exercícios todos os dias, a fim de fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Atente-se para os músculos abdominais durante a prática: eles precisam estar relaxados.

2. Bolas tailandesas

As bolas tailandesas são ótimos acessórios para fortalecimento dos músculos vaginais. Para fazer o exercício insira uma bolinha na vagina e comece o movimento de sugar as próximas bolas apenas com a força da sucção.

Após introduzir todas elas, comece o processo de expulsão, colocando uma bolinha para fora de cada vez. Esse exercício deve ser feito diariamente para que o fortalecimento da musculatura ocorra.

Você também pode gostar de: Sexo tântrico: descubra o que é, benefícios e como praticar

3. Cones vaginais

Os cones vaginais são cápsulas de formato anatômico com diferentes pesos. A ideia é que eles sejam inseridos no canal vaginal e proporcionem o estímulo necessário para o fortalecimento da musculatura da região.

À medida que a musculatura vai ficando mais forte, você pode aumentar a carga dos cones. Essa é uma das maneiras mais eficientes de como fazer pompoarismo em casa.

Como um curso de pompoarismo pode te beneficiar?

O pompoarismo é uma prática poderosa, que pode ser feita em casa, mas é melhor aproveitada quando praticada com a orientação correta. A ginástica íntima é um processo que pode ser complexo para algumas pessoas, afinal, cada um de nós tem necessidades e anseios diferentes, não é mesmo?

Sem o treinamento adequado, fazer o pompoarismo pode ser menos efetivo, trabalhando as musculaturas erradas, ou sem a intensidade ideal.

No mais, um curso de pompoarismo também pode te ajudar em diversas outras áreas, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências.

Curso de pompoarismo

Elencamos alguns dos principais benefícios do curso de pompoarismo. Veja agora:

Autoconhecimento

O conhecimento da sua própria vagina e todo o seu potencial para o prazer não é uma prática incentivada na sociedade.

Isso quer dizer que, muitas das vezes, crescemos com determinados bloqueios e ansiedades relacionados ao tema.

O pompoarismo tem um grande potencial para promover o autoconhecimento, permitindo que, pela primeira vez, seja possível enxergar a vagina não como um instrumento para o prazer do outro, mas um instrumento de realização pessoal.

Leia este outro artigo: Massagem Lingam: saiba o que é, como funciona e os benefícios

Alívio das dores relacionadas à endometriose

O pompoarismo é um conhecido aliado das pessoas que sofrem com endometriose, sendo comumente aliado á terapia pélvica para redução de desconfortos antes, durante e depois do sexo.

Mais prazer na vida sexual

O pompoarismo também é conhecido por potencializar as zonas erógenas e proporcionar uma vida sexual mais prazerosa e completa.

Seja sozinha, ou com parceiros, o fortalecimento do assoalho pélvico pode ajudar a aumentar o arsenal de sensações causadas pelo estímulo sexual.

Conheça os cursos de pompoarismo da Rede Metamorfose!

Existem contraindicações para a prática do pompoarismo?

Ainda que a prática traga muitos benefícios para suas praticantes, o pompoarismo tem, sim, algumas contraindicações. Veja alguns dos cuidados que a prática do pompoarismo inspira:

De qualquer maneira, antes de iniciar a sua jornada no pompoarismo, consulte um ginecologista ou profissional da sexologia.

Conclusão

O pompoarismo cresceu em popularidade nos últimos anos e, ainda que esta seja uma prática que remonta há milhares de anos, mais e mais pessoas buscam como fazer pompoarismo.

Neste artigo, falamos sobre os benefícios da prática, alguns dos principais movimentos do pompoarismo e a importância de se ter a orientação adequada para que os resultados sejam maximizados.

Gostou de saber mais sobre o pompoarismo? Que tal aprender também sobre o pompoarismo para homens? Temos um artigo completo sobre o assunto. Leia agora.


Fale com uma Instrutora de Pompoarismo e saiba mais

Marcelle Araujo

Marcelle Araujo

Nana Tantra

Nana Tantra

Agni Avesha

Agni Avesha

Deva Sandesh

Deva Sandesh

Lorena

Lorena

 Hayanna

Hayanna

Aditi e Pranshu

Aditi e Pranshu

 Asha

Asha

Madhavi Devagni

Madhavi Devagni

Prem Meera

Prem Meera

Prem Neera

Prem Neera

Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Na minha caminhada como terapeuta, tenho visto como ego e poder andam lado a lado. É uma linha muito tênue que separa ambas. Tão tênue que...
Rótulos. Vivemos numa sociedade de rótulos: A louca A bem sucedidaA drogadaA putaA macumbeiraA amanteA serva de DeusA safadaA crakudaA...
Houve um momento em minha jornada tântrica em que percebi o quão importante é entender e integrar a polaridade masculina e feminina.Mesmo...
É uma inimiga que muitas vezes passa despercebida, acomete mulheres e leva há várias complicações se não for tratada. Alguns artigos que li...
É muito comum que o homem sofra com a ejaculação precoce durante muito tempo na vida e só vá buscar ajuda quando já não suporta a angústia...
“Os hormônios são anatomia líquida, são derramamentos que convertem crianças em adultos.”...
O conceito de energia sexual no mundo moderno se resume ao ato sexual, mas no tantra a energia sexual vai muito além. Em primeiro lugar,...
Uma vez, não me lembro ao certo quem, nem onde, alguém propôs que como exercício de autoconhecimento, fizéssemos uma fofoca sobre nós...
Quantas vezes na vida, percebemos que a nossa energia caiu, nossa libido diminuiu, passamos a ter menos interesse pelas coisas que...
A história do Sagrado Feminino vem de muito longe. Do tempo que a cultura matriarcal esteve no seu auge com seus símbolos, Deusas e a...
Por volta de 2014/2015, uma colega de trabalho me mostrou uma reportagem do jornal A Gazeta/ES que falava sobre a massagem tântrica em...
Imagine uma barra de ferro sendo torcida. A tensão na barra, antes de partir, é denominada pelos físicos de “stress”. No ser humano,...
A diferença entre a liberdade de alguém e a autoindulgência, é que eles estão dispostos e corajosos o suficiente para integrar e enfrentar...
Veja todos

Eventos com data marcada

junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Vila Madalena SP
junho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 23 junho 2024
  • Espaço Shiva Shakti
  • domingo 8h30 às 18h30
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Goiânia GO
julho 2024 Rio de Janeiro RJ
julho 2024 Caxias do Sul RS
  • 13 a 14 julho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
julho 2024 Vila Madalena SP
  • 13 a 14 julho 2024
  • Arte do Toque
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Kareem RodriguesKáarem Saiba +
julho 2024 Rio de Janeiro RJ
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 5 a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG