Higiene íntima da mulher
publicado por Agni Maharani (Tina)
O princípio da higiene íntima tem tudo a ver com a saúde da mulher. É preciso acertar nos cuidados diários tendo cautela para não ter excesso ou falta de higiene.
É recomendado sabonetes neutros e de preferência a base de glicerina para lavar a região íntima, sabonetes muito perfumados ou aquele que fica exposto na saboneteira do box podem causar alguma alteração na flora vaginal,levando a proliferação de micro-organismos que causam doenças.
Ao lavar a vagina você deve ensaboar muito bem a vulva(parte externa da vagina), isso inclui os grandes e pequenos lábios e todo o corpo do clitóris. Não é preciso lavar internamente, isso mantém o pH equilibrado e a vagina é um órgão “auto limpante”.
Nunca esquecer de enxaguar e enxugar bem a região, a velha e famosa calcinha de algodão é a nossa aliada e quando possível o ideal é deixar nossa vagina respirar, sem roupa alguma.
Não fazer o uso de ducha vaginal por conta própria, só se houver alguma necessidade e for orientação do seu ginecologista.
Lenços umedecidos e papel higiênico perfumado também não são bem vindos, eles podem causar irritação e o uso em excesso pode causar ressecamento, só os use em extrema necessidade.
Protetores diários não são recomendados para uma rotina, a saúde da vagina necessita de cuidados simples, se você necessita de protetor por causa de corrimentos ou incontinência urinária por exemplo procure um especialista para tratar e dispensar o uso do protetor.
Faça o preventivo anualmente, converse com o seu ginecologista, a prevenção é simples, descomplica.