Libido feminina X Pandemia.
publicado por Lorena
A pandemia nos trouxe muitas incertezas em relação às necessidades básicas de sobrevivência que estão relacionadas ao nosso primeiro chakra que é o muladhara.
O Psicanalista Cristhian Dunker nos trás que de acordo as variações de condições materiais e psíquicas de cada um. E sobreviver, neste momento, não é pouca coisa", diz ele: "Significa não só se manter respirando, mas sobreviver psiquicamente, sobreviver com os nossos contatos, amores, amizades e, principalmente, com os nossos sonhos. O ser humano foi colocado à frente de um grande desafio que é lidar com as suas questões emocionais e psíquicas de forma mais realista ainda mesmo tendo vários artefatos que o tirem da dura realidade, porém, esse movimento de fugir da realidade dura pouco e pode custar muito caro para a saúde física e psicológica´.
A queixa em relação à baixa libido está cada vez mais recorrente entre as mulheres. Ao longo dos anos o público feminino ocupa vários papéis na sociedade, muitas vezes acabam tendo uma rotina diária muito exaustiva. De acordo com o estudo realizado Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça encontrado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as mulheres trabalham 7,5 de horas a mais que os homens na semana devido à dupla jornada que inclui tarefas domésticas e trabalho remunerado.
Essa dupla jornada feminina é algo que reflete diretamente na libido, toda a sua energia está voltada para os cuidados de casa, com os filhos, a jornada exaustiva do trabalho, além dos fatores a mais que a pandemia trouxe e que também contribui de forma direta na libido feminina. O que temos é uma mulher cansada, sem energia, sem vitalidade, sem libido, querendo apenas colocar um moletom, comer algo prazeroso e assistir algo que faça pensar em outra coisa. Nos meus atendimentos de terapia tântrica, tenho percebido o quanto as mulheres estão cada vez mais exaustas, questionam porque não sentem mais prazer como antes ou se tem algo de errado com o corpo, sente dor, incômodo, uma mistura de angústia e agonia quando recebe algum toque no genital, tem pouca lubrificação, não se sente presente durante a relação sexual com o parceiro ou não tem mais vontade de se masrturbar.
O que precisamos entender é que esse corpo precisa de pausas saudáveis ao longo do dia a dia para que possa se auto regular, reenergizar para dar continuidade, procurar um hobbie que proporcione um momento de prazer que não necessariamente precisa ter uma ligação com o ato sexual, liste pelo menos 5 coisas que você fazia e te proporcionava esse momento de bem estar, o que você pode experimentar fazer essa semana ou esse mês? Essa é uma das formas de começar a acessar a sua libido, a sua energia vital! Proporcionando momentos prazerosos para você. O descanso e o hobbie são algumas das ferramentas viáveis para começar a resgatar o prazer. Lembrando que, aspectos de cargas psíquicas e emocionais, talvez seja interessante procurar um profissional da área da saúde para que possa te oferecer esse suporte.
O trajeto para resgatar a libido nesse período pandêmico inicialmente pode parecer desafiador, mas também pode ser gratificante à medida que você vai se permitindo. Não existe uma linha a se chegar, é uma grande oportunidade de autoconhecimento, acolhimento, descobrir a potencialidade do seu corpo e poder ressignificar histórias. Se esse texto faz sentido para você, compartilhe com uma amiga, esposo ou esposa. Saiba que pode contar comigo nessa caminhada do autodesenvolvimento tanto no atendimento online quanto presencial.