Síndrome de Burnout
publicado por Agni Maharani (Tina)
Conhecida como Síndrome do esgotamento profissional, quem sofre de Burnout apresenta sintomas bem incômodos, como: exaustão extrema, estresse, depressão, desânimo.
Profissionais que trabalham sob pressão do chefe ou sobrecarregado com responsabilidades muitas vezes se frustram por acharem que não são capazes de cumprir suas funções. Ao sinal do primeiro sintoma é muito importante procurar ajuda profissional.
Além dos sintomas citados, também é possível sentir forte dores de cabeça, insônia, sentimentos de derrota e desesperança, dores de barriga e tonturas.
Um diagnóstico no início pode tornar a síndrome de Burnout passageira. Os profissionais que identificam o Burnout são os psicólogos e psiquiatras. O paciente é orientado a realizar sessões de psicoterapia e se necessário fará o uso de antidepressivos/ansiolíticos. Mudança na condição de trabalho também é necessário para o sucesso do tratamento.
Período de férias, atividades de lazer amigos, exercícios físicos também ajudam bastante no tratamento.
A preocupação com a saúde mental dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, seja de qual segmento for, não vem de hoje. Em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) inseriu exaustão relacionada ao ambiente de trabalho no documento de referência de doenças utilizado pela entidade, o ICD-10. A síndrome de Burnout se enquadra na categoria “problemas relacionados à dificuldade de gestão de vida”.