Um carinho para o seu corpo
publicado por Deva Harischandra
O corpo é um instrumento tão maravilhoso que nos permite viver essa experiência de matéria. É tão incrível que possamos sentir inúmeras sensações através dele. Perceba o quanto é demais poder ver, ouvir, sentir toques, sensações e vibrações, respirar e sentir os odores, sentir os mais diversos sabores...
Na página 180 do livro O livro das mulheres, em um trecho de um discurso do Osho, diz: “O Tantra ensina reverência ao corpo, amor e respeito ao corpo, gratidão ao corpo. O corpo é maravilhoso. É o maior de todos os mistérios.”
Nosso corpo merece todo o nosso cuidado e atenção, seja na forma como o tratamos e permitimos que seja tratado pelos outros, seja na forma com que o nutrimos através da comida, das emoções e das vibrações que sentimos e emitimos, através do amor e carinho que dispensamos a ele, dos cuidados pessoais de higiene e bem estar, das relações que nos envolvemos e como usamos o corpo para sentir prazer.
Vale observar se nosso corpo está sendo exaltado e valorizado, sendo considerado sagrado ou fonte de pecados, se o colocamos em situações de amor e respeito ou se o permitimos que seja objetificado, se o submetemos a mudanças impostas por padrões de beleza, ou se o aceitamos e buscamos cuidar da sua saúde, etc.
Na página 22 do livro: O Livro da sua vida, consta o seguinte trecho de um discurso do Osho em que fala sobre o corpo: “O seu corpo não merece a sua condenação, mas a sua gratidão, pois ele é a coisa mais grandiosa da vida, a mais milagrosa; a maneira como ele funciona é simplesmente inacreditável. Todas as partes do seu corpo funcionam como uma orquestra. Os seus olhos, as suas mãos, as suas pernas estão numa espécie de comunhão interna.”
Quero propor hoje, uma ode ao seu corpo e convidar você a agradecer por cada sensação, pela existência de cada parte dele, com todo amor que puder:
Inspire e expire profundamente, e coloque atenção em cada parte do seu corpo e agradeça imensamente pela existência de cada uma delas.
Sinta os seus pés e agradeça pela existência deles e por tudo o que eles fazem por você.
Sinta os tornozelos, canelas e panturrilhas e agradeça-os com todo amor.
Agradeça pelos seus joelhos e pelas suas coxas.
Coloque consciência nos seus quadris e agradeça por seus glúteos, órgãos internos, órgãos sexuais, períneo e ânus. Agradeça imensamente pelo bom funcionamento do seu organismo.
Agradeça pelo seu tórax, costas, agradeça pelos seus pulmões e coração. Visualize cada parte com calma e agradeça com carinho.
Agradeça pelos seus ombros, braços e mãos. Perceba quantas sensações incríveis e quanto trabalho eles te permitem desenvolver e agradeça. Relembre a sensação de um abraço e agradeça.
Sinta seu pescoço, sua cabeça, e agradeça pelos seus olhos, boca, nariz e orelhas. Agradeça pelo seu tronco cerebral (de onde saem todas as ramificações para os órgãos, para os músculos, para a pele, responsável por um monte de conexões, que faz com que o seu coração bata, com que você respire, com que tudo o que é autônomo em você funcione). Agradeça pelo teu cérebro límbico (onde estão armazenadas a sua história e todas as suas formas aprendidas de funcionar no mundo). Agradeça pelo teu córtex cerebral (que a gente pode aprender a usar mais e mais, tornando-nos mestres de nós mesmos, conseguindo de fato usar o livre arbítrio).
Agradeça por cada conexão neural, por cada célula, por cada órgão, por cada molécula. Agradeça pelo seu DNA, pela ancestralidade que produziu esse corpo.
Agradeça pela sua pele e por tudo o que é capaz de sentir através dela.
Agradeça pelos centros de energia presentes em seu corpo e por toda a energia que você pode produzir com ele.
Sinta verdadeiramente essa gratidão por cada pedacinho seu e se preencha de todos os sentimentos lindos que essa gratidão te traz. Desfrute-a!