Banhos de assento
publicado por Agni Maharani (Tina)
Praticado pelas mulheres, o banho de assento tem como objetivo aliviar sintomas de doenças que afetam a região genital. É uma terapia como elementos naturais e que complementa o tratamento alopático recomendado pelo médico.
Os banhos podem ser feitos com óleos essenciais, bicarbonato de sódio, vinagre, rosas brancas e ervas. Recomendado nos casos de vaginose bacteriana, herpes genital, candidíase ou ardência, o banho ajuda a limpar a região, diminui o risco de infecção e aumenta a circulação sanguínea no local, favorecendo a cicatrização.
Terapia indicada na ginecologia natural, o lado mais místico de lidar com curas energéticas. Há que tudo indica os banhos de assento teve início no continente europeu, onde era mais comum banheira nos banheiros. Aqui no Brasil a prática era mais forte nas casas que possuíam bidê, mas o acessório caiu em desuso sendo substituído por bacias. Culturas indianas também são adeptas a banhos de assento, assim como banhos de ervas do pescoço para baixo.
Mesmo sendo uma prática naturalista é sempre recomendado procurar o seu médico para orientar a frequência, quantidade e o elemento do seu banho.
A forma correta do banho é fazer a imersão total das nádegas, permanecer em contato com a água de 3 a 5 minutos. Os banhos não promovem cura de doenças, só alívio dos sintomas e em 100% dos casos não possuem contra indicação ou efeito colateral.
*converse com o seu médico.