DIU
publicado por Agni Maharani (Tina)
Dispositivo intra uterino (DIU) é um método contraceptivo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O dispositivo tem o formato de T e é inserido no útero, o DIU hormonal é conhecido como Mirena ou Kyleena, o não hormonal como DIU de cobre ou prata. Os hormonais oferecem contracepção, controla sangramento vaginal e repõe hormônios. Os não hormonais provocam secreção uterina e isso impede a fecundação, não afeta a ovulação ou ciclo menstrual e nesse caso o fluxo pode ser intenso, ambos protegem a gravidez indesejada em mais de 99%.
Mulheres que possuem contraindicação ao uso da pílula anticoncepcional recorrem ao DIU, o viável é que é uma contracepção reversível. A escolha de qual dispositivo é mais recomendado depende da avaliação entre médico e paciente.
Médico especialista em ginecologia e médico da família realizam a inserção do DIU. Alguns exames são necessários pata avaliação, sendo eles: papanicolau, exame físico e ultrassonografia transvaginal.
Não é necessário autorização do parceiro para realizar o procedimento, essa prática é ilegal. A própria paciente que precisa autorizar.
A colocação do DIU é bem simples e é feito em consultório, leva cerca de 15 a 30 minutos.
Verifique se a colocação do DIU é coberto pelo seu plano de saúde. O sus libera alguns modelos, o de cobre e o mirena.
Após a colocação ou em um período de até 30 dias é importante realizar um ultrassom para conferir se o DIU está na posição correta.
Os DIUs de cobre tem duração de até 10 anos, os demais se mantém por até 5 anos.
O DIU não protege doenças sexualmente transmissíveis, use preservativo.
*converse com seu médico.
ma