Tantra para Iniciantes: dicas para quem quer começar a praticar

Tantra para Iniciantes: dicas para quem quer começar a praticar

publicado por

A prática do Tantra desperta muita curiosidade, apesar de muitos ainda terem uma visão distorcida do assunto. Primeiramente, é importante desvincular a imagem do tantrismo com vulgaridade e promiscuidade.

Inclusive, o Tantra é algo que vai além da relação sexual e dos órgãos genitais. Nosso corpo é orgástico como um todo e a prática é uma forma de liberar essa energia de forma longa e intensa, não exclusivamente pela genitália.

Então, o tantrismo reúne a sexualidade, o autoconhecimento e a realização espiritual. Para que você entenda como iniciar nessa prática, resolvemos trazer algumas dicas de Tantra para iniciantes. Acompanhe a seguir!

8 Dicas de Tantra para Iniciantes colocarem em prática

O Tantra é um movimento filosófico e ritualístico, que originou inúmeras seitas hinduístas, budistas e jainistas, construídas a partir dos ensinamentos do Tantra — escritos que datam entre os séculos IV d.C e XV d.C.

Na realidade, não existe um manual propriamente dito, mas, sabemos que é importante ter alguma orientação antes de começar a praticar o Tantra.

O principal objetivo é entrar em conexão consigo mesmo, despertando a energia sexual gradativamente. Veja nossas dicas abaixo.

1. Separe um tempo sem distrações

Tantra não pode ser praticado com preguiça, pressa ou cansaço. O mais indicado é reservar um horário do dia no qual você estiver mais disposto, independentemente do período — manhã, tarde ou noite.

Então, comece desligando qualquer eletrônico, escolha um ambiente reservado e confortável e experimente a vivência com calma.

2. Capriche no ambiente ao redor

Outra dica de Tantra para iniciantes é sobre o ambiente. Não importa se você escolheu o quarto ou a sala para a prática, mas o cômodo deve ser preparado com cuidado. Ele deve estar livre de sujeiras, desorganização e distrações.

Caso você e seu parceiro decidam iniciar o Tantra na cama, troque os lençóis por alternativas com toque macio. Se resolveram se acomodar na sala, espalhe almofadas ou travesseiros no local.

Também vale colocar plantas ou ervas frescas no ambiente, a fim de potencializar a vibração energética do espaço. Músicas suaves são ótimas opções para tornar o local ainda mais confortável.

3. Foque na sua respiração

Mais um ponto que merece sua atenção é a respiração. O ponto de partida para sincronizar sua respiração com a do seu parceiro é a técnica do Yab Yum.

Aqui, seu parceiro se senta com as pernas cruzadas e você se posiciona em seu colo, envolvendo o quadril com suas pernas. É importante ficar um tempo juntos nessa posição.

De acordo com os conceitos do Tantra, essa técnica aumenta a conexão do casal. O objetivo é que ambas as partes consigam conectar a respiração, bem como os batimentos cardíacos.

4. Conecte-se com o parceiro

Um dos maiores intuitos do Tantra é ensinar ao indivíduo como “aproveitar a viagem”, em vez de se concentrar somente no orgasmo em si. Para isso, as sessões de preliminares e carícias precisam durar mais tempo.

Assim que a posição Yab Yum terminar, o casal deve realizar outras variações, mantendo os toques suaves e evitar a penetração. Ambos devem explorar seus corpos o máximo possível.

Dessa forma, a técnica age como reguladora dos inúmeros estímulos, desejos e respostas sexuais, que são normalmente diferentes entre um casal. Além disso, promove maior intimidade e expansão da energia por todo o corpo.

5. Conheça a massagem tântrica

Dicas de Tantra para Iniciantes

Investir na massagem tântrica é uma outra maneira de estimular o tato. Simultaneamente, o casal deve percorrer o corpo um do outro com a ponta dos dedos, bem devagar.

O objetivo é percorrer cada zona erógena sem pressa, a fim de sentir a textura da pele, dos pelos, os poros arrepiados e perceber cada detalhe da anatomia do parceiro, especialmente regiões antes negligenciadas nas preliminares.

6. Explore diversas regiões do corpo

Um ponto essencial do Tantra para iniciantes é explorar cada detalhe do próprio corpo e do parceiro. Comece prestando atenção na respiração e relaxe os músculos.

Em seguida, passe os dedos pelos cabelos, siga para o rosto e sinta o toque da face, lábios e orelhas. Depois, parta para o pescoço, braços, barriga, peito/seios, nádegas e púbis.

Repita os toques no corpo um do outro. Nesse momento, deve-se evitar a região genital.

7. Liberte a mente e mantenha o foco no momento

Como o Tantra acontece em um ritmo desacelerado, os pensamentos devem seguir na mesma frequência. Por isso, deixe de lado as preocupações, tensões ou mesmo as expectativas sobre a experiência em si.

Evite se concentrar em pequenos 'defeitos' do corpo. Concentre-se no presente e procure impedir que fatores externos, como ruídos, atrapalhem a execução da prática.

8. Conte com a ajuda de um terapeuta tântrico

Terapeuta tântrico para iniciantes


Caso não se sinta confortável em começar o Tantra por conta própria, é sempre válido contar com a orientação de um terapeuta tântrico profissional.

Conforme dissemos inicialmente, a prática do Tantra, ou da massagem tântrica, não está diretamente relacionada com o sexo. Nesse contexto, o terapeuta tântrico se envolve somente para guiar os indivíduos nessa jornada.

A sessão tântrica acompanhada por um profissional visa a prática da meditação e o trabalho com as energias. Então, o verdadeiro papel do terapeuta é oferecer a oportunidade para você e seu parceiro experimentarem a própria energia.

Saiba mais sobre o Tantra >

Conclusão

Esse foi o nosso conteúdo sobre Tantra para iniciantes que preparamos para você. Com o passo a passo que te mostramos por aqui, com certeza, deu para entender melhor como iniciar a prática.

Caso decida começar o Tantra com a orientação de um profissional, saiba que terá todo o suporte necessário para vivenciar uma experiência memorável, relaxante e de conexão profunda com si mesmo e com o parceiro.

Nesse ambiente, os limites pessoais serão sempre respeitados, por meio de uma comunicação clara e objetiva durante toda a sessão.

Então, para garantir uma prática segura, é importante certificar-se de que os terapeutas escolhidos possuem a certificação adequada para aplicá-la.


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Quase sempre que eu atendo mulheres, elas nunca sentiram prazer sexual. Mas esse não é o motivo que as fizeram procurar terapia, elas...
Nós somos seres naturalmente sexuais, mas o que faz algumas pessoas mais sexuais que outras? Alguns podem dizer que tem a ver com a...
Xamãs surgiram nos primórdios da estrutura mental da consciência humana, é a ciência psicoespiritual que manteve e ainda mantém a...
Você já se perguntou se tem tempo suficiente sozinho a cada dia? O tempo sozinho, se você se render totalmente à impetuosidade e à...
A grande maioria do público LGBTQIA+ sofre um tanto mais quando o assunto é sexualidade. Os conflitos internos e as dificuldades nas...
Muitos dos que buscam o processo do Tantra para vida e como forma de desenvolvimento do seu ser, esbarram numa grande etapa em seu decorrer...
As plantas medicinais e o ambiente natural apresentam uma grande ligação com a humanidade na história. O termo fitoterapia se origina do...
Este post contém dicas para você MULHER ajudar seu companheiro que está apresentando ejaculação precoce. Nesses últimos dias tenho pensado...
O amor repousa sobre dois pilares: rendição e autonomia. Nossa necessidade de união existe ao lado de nossa necessidade de separação. Um...
O Clitóris foi reconhecido como parte da sexualidade a partir de 1960, antes disso dentro da ciência era ignorado, mas se voltarmos no...
A influência de seres desencarnados ou encarnados que induzem pessoas devido aos seus pensamentos impuros. Isso é o resumo mais simples de...
Homens e mulheres podem desenvolver esse fetiche, as axilas possuem odor peculiar de pessoa pra pessoa, libera o feromônio(hormônio que...
Veja todos

Eventos com data marcada

junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Vila Madalena SP
junho 2024 Vila Mariana SP
  • 23 a 30 junho 2024
  • Espaço Junior Terapeuta - Vila Mariana
  • domingo 8h a domingo 18h
  • Perfil de Junior TerapeutaJunior Saiba +
junho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 23 junho 2024
  • Espaço Shiva Shakti
  • domingo 8h30 às 18h30
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Goiânia GO
julho 2024 Rio de Janeiro RJ
julho 2024 Caxias do Sul RS
  • 13 a 14 julho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
julho 2024 Vila Madalena SP
  • 13 a 14 julho 2024
  • Arte do Toque
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Kareem RodriguesKáarem Saiba +
julho 2024 Rio de Janeiro RJ
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
julho 2024 Brasilia DF
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 5 a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG