Tantra Yoga: o que é, como funciona e benefícios

Tantra Yoga: o que é, como funciona e benefícios

publicado por

Tantra yoga é um modo de enxergar como todas as coisas do universo se relacionam e quais suas influências. Por meio do controle respiratório e posições corporais específicas, é possível aprofundar-se no “ser”.

Com as técnicas do Tantra, você consegue se conectar com seu próprio corpo e energia. Em vez de focar sua consciência para o meio exterior, a prática permite visualizar o corpo como uma ferramenta de exploração.

Desse modo, pode-se experimentar a realidade do seu verdadeiro “eu”, unificado ao Cosmos. Quer aprender mais sobre esse tipo de yoga? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você a seguir!

Afinal, o que é tantra yoga?

A meditação tantra yoga tem origem em tradições bem antigas. O termo provém da filosofia hindu, que significa algo como “tecido” ou “trama de fios”. Esses fios representam o entrelaçamento de todas as coisas.

Juntas, as tramas compõem um só tecido; a união de tudo o que está contido no universo. Seu objetivo é estimular a energia espiritual, a fim de alcançar a compreensão profunda de si mesmo.

O desenvolvimento da energia sexual não é o intuito da prática, mas pode ser influenciada por ela.

Para que serve o tantra yoga?

Segundo o tantrismo, existem duas divindades primordiais: Shiva — masculino, símbolo do espírito e da alma — e Shakti — feminino, símbolo da matéria e tudo o que é físico, como o corpo. Portanto, o Tantra visa unificar essas divindades no próprio corpo.

Além disso, a filosofia prega que o ser humano é capaz de ascender. Então, quando o Tantra se liga ao yoga, é possível aumentar a conexão do corpo, da alma e do seu interior.

Assim, o indivíduo consegue se expressar com mais naturalidade, aumentando sua consciência sobre a realidade. No geral, seu maior objetivo é o conhecimento pessoal.

Principais benefícios da prática

Benefícios do tantra yoga

Praticar o tantra yoga traz benefícios no âmbito mental, físico e espiritual. Ao realizá-lo diariamente, o indivíduo consegue atingir o aprimoramento do ser e o aumento da consciência sobre a realidade. Tudo isso por meio da energização dos Chakras.

Autoconhecimento

Do ponto de vista psíquico, o yoga tântrico pode modificar completamente as percepções que você tem sobre si mesmo. Clareia sua visão interior e pode auxiliar no alívio das “doenças da alma”, com depressão, insônia e ansiedade.

Portanto, o autoconhecimento é um dos maiores benefícios da prática. Afinal, essa habilidade é fundamental para desvendarmos os aspectos pessoais e que dizem respeito à paz espiritual.

Aqueles que rodeiam o praticante do yoga tântrico também colhem benefícios; percebem-se melhorias significativas em pessoas apáticas, com dificuldades de expressar suas emoções ou que não eram emocionalmente equilibradas.

Postura

Outras vantagens são as melhorias da flexibilidade e da postura. As posições inerentes à prática do tantra yoga ajudam a manter as articulações, tendões e músculos flexíveis. Assim, as chances de lesões diminuem drasticamente.

A flexibilidade também promove um melhor alinhamento corporal, ou seja, a postura, eliminando as dores nas costas, pescoços e outras regiões.

Por isso, quem acredita que não pode praticar a técnica por não ser flexível e ter a postura ruim, aprende-se que essas são vantagens do yoga tântrico, não pré-requisitos.

Crescimento espiritual

Conforme citamos mais acima, praticar o yoga tântrico possibilita o aumento da consciência sobre si mesmo e o universo ao seu redor. Muitas pessoas alegam sentir uma profunda conexão entre o corpo, a mente e o espírito.

Com as técnicas de respiração e as posturas da prática, o indivíduo aprende a controlar as inquietações da mente. Então, descarta-se tudo o que não for útil para sua vida, encontrando um estado de plenitude.

Bem-estar

Encontrar o equilíbrio do corpo e da mente é o mantra do yoga tântrico. Durante as sessões, o praticante trabalha diversos músculos, que promovem a sensação de harmonia por todo o corpo. Isso melhora a coordenação motora e a estabilidade corporal.

Nesse sentido, tanto o equilíbrio físico quanto o emocional são consequências positivas da prática. Então, quando os aspectos internos e externos do ser entram em ordem, o indivíduo experimenta um sentimento indescritível de bem-estar.

Como funciona a prática de tantra yoga?

Como praticar tantra yoga

Agora que você já entende o conceito, vamos te explicar como praticar tantra yoga. Ao contrário de outras modalidades de yoga, na categoria tântrica não existem muitas posições definidas.

Então, a maior diferença consiste na forma de executar as posturas, bem como o tipo de atenção dada ao corpo durante a prática. No asana (posição) conhecido como “cachorro de bruços”, praticantes de outros tipos de ioga costumam mantê-lo por algumas respirações.

Já no tantra yoga, o indivíduo foca no Chakra da garganta. Enquanto mantém a postura, recita um mantra ou concentra-se em visualizações.

Para atingir o estado pleno de autoconsciência com o yoga tântrico, é necessário seguir algumas técnicas, que são orientadas pelo instrutor durante a prática. São elas:

Para quem o tantra yoga é indicado?

Todas as pessoas podem aprender a técnica de tantra yoga. Trata-se de uma filosofia milenar da cultura oriental, que apresenta inúmeras vantagens para todos os que estão dispostos a absorvê-la.

Ao estimular a circulação de energia por todo o corpo — pés, mão, olhar, respiração —, o indivíduo alcança o crescimento pessoal e de todos aqueles presentes em seu círculo pessoal.

Quando realizada sob a orientação de um instrutor de yoga, você consegue avançar com mais agilidade na técnica, potencializando o ganho dos benefícios citados por aqui.

Conheça o poder do tantra e descubra o caminho da transformação!

Conclusão

Como você pode notar, o tantra yoga é uma prática secular, que traz diversos benefícios para seus praticantes.

Vale ressaltar a melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse, aceitação de si mesmo, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da autoestima, autoconfiança e determinação, além do desenvolvimento da empatia.

Ao praticar os exercícios e mantras corretamente, você começará a realizá-los de forma automática. Com o tempo entenderá como tudo se conecta e se relaciona com o universo ao seu redor.

Em suma, a tradição do yoga tântrico representa o desligamento da realidade mundana, o fortalecimento do autoconhecimento e a libertação espiritual.


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Acredito que responder “SIM” a essa pergunta seja uma busca de todos que estão se conectando com a vida de uma forma mais espiritualista....
Fiz esse texto para falar sobre traições amorosas, onde muitas vezes relacionamentos chegam ao fim, e tem aqueles que tudo suportam e...
Continuando do último artigo aonde falamos profundamente sobre larvas astrais, vamos buscar elucidar o entendimento vibracional dessa...
Ter consciência corporal significa reconhecer os sinais que o corpo emite.Nesse sentido, podemos perceber sinais físicos de que o nosso...
Até hoje em pleno século XXI (2020) é incrível a quantidade de pessoas que por falta de conhecimento ou preconceito ainda não chegaram a...
Praticar o Tantra com seu amor pode estar a luz de distância de como vocês faziam amor .É possível que vocês sintam - se mais próximos do...
O Tantra é chamado de caminho da transformação do desejo, tendo como objetivo principal se tornar mais íntegro e completo, e o Sagrado...
Bem-vindos ao ano do Sol! Nosso astro regente desse ano nos surpreendeu com alguns acontecimentos que, sinceramente, quem não esperava uma...
Quando penso em desconstruir crenças limitantes não consigo pensar em nada mais poderoso do que o tantra, A prática tântrica aponta na...
No nosso último artigo, falamos sobre o tema Implantes astrais, o que são e como atuam na sexualidade. Afirmamos de forma resumida do...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Brooklin, São Paulo SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
maio 2024 Santos SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 15 a 16 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 1 jul a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 4 a 25 setembro 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quarta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
dezembro 2024 Itapeva MG