Tantra Yoga: o que é, como funciona e benefícios
publicado por Atimoda (Thiago Soares)
Tantra yoga é um modo de enxergar como todas as coisas do universo se relacionam e quais suas influências. Por meio do controle respiratório e posições corporais específicas, é possível aprofundar-se no “ser”.
Com as técnicas do Tantra, você consegue se conectar com seu próprio corpo e energia. Em vez de focar sua consciência para o meio exterior, a prática permite visualizar o corpo como uma ferramenta de exploração.
Desse modo, pode-se experimentar a realidade do seu verdadeiro “eu”, unificado ao Cosmos. Quer aprender mais sobre esse tipo de yoga? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos para você a seguir!
Afinal, o que é tantra yoga?
A meditação tantra yoga tem origem em tradições bem antigas. O termo provém da filosofia hindu, que significa algo como “tecido” ou “trama de fios”. Esses fios representam o entrelaçamento de todas as coisas.
Juntas, as tramas compõem um só tecido; a união de tudo o que está contido no universo. Seu objetivo é estimular a energia espiritual, a fim de alcançar a compreensão profunda de si mesmo.
O desenvolvimento da energia sexual não é o intuito da prática, mas pode ser influenciada por ela.
Para que serve o tantra yoga?
Segundo o tantrismo, existem duas divindades primordiais: Shiva — masculino, símbolo do espírito e da alma — e Shakti — feminino, símbolo da matéria e tudo o que é físico, como o corpo. Portanto, o Tantra visa unificar essas divindades no próprio corpo.
Além disso, a filosofia prega que o ser humano é capaz de ascender. Então, quando o Tantra se liga ao yoga, é possível aumentar a conexão do corpo, da alma e do seu interior.
Assim, o indivíduo consegue se expressar com mais naturalidade, aumentando sua consciência sobre a realidade. No geral, seu maior objetivo é o conhecimento pessoal.
Principais benefícios da prática
Praticar o tantra yoga traz benefícios no âmbito mental, físico e espiritual. Ao realizá-lo diariamente, o indivíduo consegue atingir o aprimoramento do ser e o aumento da consciência sobre a realidade. Tudo isso por meio da energização dos Chakras.
Autoconhecimento
Do ponto de vista psíquico, o yoga tântrico pode modificar completamente as percepções que você tem sobre si mesmo. Clareia sua visão interior e pode auxiliar no alívio das “doenças da alma”, com depressão, insônia e ansiedade.
Portanto, o autoconhecimento é um dos maiores benefícios da prática. Afinal, essa habilidade é fundamental para desvendarmos os aspectos pessoais e que dizem respeito à paz espiritual.
Aqueles que rodeiam o praticante do yoga tântrico também colhem benefícios; percebem-se melhorias significativas em pessoas apáticas, com dificuldades de expressar suas emoções ou que não eram emocionalmente equilibradas.
Postura
Outras vantagens são as melhorias da flexibilidade e da postura. As posições inerentes à prática do tantra yoga ajudam a manter as articulações, tendões e músculos flexíveis. Assim, as chances de lesões diminuem drasticamente.
A flexibilidade também promove um melhor alinhamento corporal, ou seja, a postura, eliminando as dores nas costas, pescoços e outras regiões.
Por isso, quem acredita que não pode praticar a técnica por não ser flexível e ter a postura ruim, aprende-se que essas são vantagens do yoga tântrico, não pré-requisitos.
Crescimento espiritual
Conforme citamos mais acima, praticar o yoga tântrico possibilita o aumento da consciência sobre si mesmo e o universo ao seu redor. Muitas pessoas alegam sentir uma profunda conexão entre o corpo, a mente e o espírito.
Com as técnicas de respiração e as posturas da prática, o indivíduo aprende a controlar as inquietações da mente. Então, descarta-se tudo o que não for útil para sua vida, encontrando um estado de plenitude.
Bem-estar
Encontrar o equilíbrio do corpo e da mente é o mantra do yoga tântrico. Durante as sessões, o praticante trabalha diversos músculos, que promovem a sensação de harmonia por todo o corpo. Isso melhora a coordenação motora e a estabilidade corporal.
Nesse sentido, tanto o equilíbrio físico quanto o emocional são consequências positivas da prática. Então, quando os aspectos internos e externos do ser entram em ordem, o indivíduo experimenta um sentimento indescritível de bem-estar.
Como funciona a prática de tantra yoga?
Agora que você já entende o conceito, vamos te explicar como praticar tantra yoga. Ao contrário de outras modalidades de yoga, na categoria tântrica não existem muitas posições definidas.
Então, a maior diferença consiste na forma de executar as posturas, bem como o tipo de atenção dada ao corpo durante a prática. No asana (posição) conhecido como “cachorro de bruços”, praticantes de outros tipos de ioga costumam mantê-lo por algumas respirações.
Já no tantra yoga, o indivíduo foca no Chakra da garganta. Enquanto mantém a postura, recita um mantra ou concentra-se em visualizações.
Para atingir o estado pleno de autoconsciência com o yoga tântrico, é necessário seguir algumas técnicas, que são orientadas pelo instrutor durante a prática. São elas:
mantras e cantos;
controle da respiração;
posições de yoga;
meditação;
alinhamento dos Chakras.
Para quem o tantra yoga é indicado?
Todas as pessoas podem aprender a técnica de tantra yoga. Trata-se de uma filosofia milenar da cultura oriental, que apresenta inúmeras vantagens para todos os que estão dispostos a absorvê-la.
Ao estimular a circulação de energia por todo o corpo — pés, mão, olhar, respiração —, o indivíduo alcança o crescimento pessoal e de todos aqueles presentes em seu círculo pessoal.
Quando realizada sob a orientação de um instrutor de yoga, você consegue avançar com mais agilidade na técnica, potencializando o ganho dos benefícios citados por aqui.
Conheça o poder do tantra e descubra o caminho da transformação!
Conclusão
Como você pode notar, o tantra yoga é uma prática secular, que traz diversos benefícios para seus praticantes.
Vale ressaltar a melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse, aceitação de si mesmo, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da autoestima, autoconfiança e determinação, além do desenvolvimento da empatia.
Ao praticar os exercícios e mantras corretamente, você começará a realizá-los de forma automática. Com o tempo entenderá como tudo se conecta e se relaciona com o universo ao seu redor.
Em suma, a tradição do yoga tântrico representa o desligamento da realidade mundana, o fortalecimento do autoconhecimento e a libertação espiritual.