Agenda/Profissional/Cliente
publicado por Agni Maharani (Tina)
A grande maioria dos profissionais liberais trabalham de forma organizada. Constroem uma agenda calculando seus horários para que todos os clientes se sintam único e possam ter um agendamento personalizado.
Existem alguns cuidados no pré agendamento, seja ele dias ou minutos antes. O dia e o horário específico reservado a uma única pessoa, o profissional se abstém de qualquer compromisso pessoal, prepara o ambiente nos detalhes, climatiza a sala, entre outras particularidades.
A ideia perfeita de um agendamento é o profissional disposto, cliente pontual, ótimo atendimento e aquela reverência do dar e receber o valor combinado.
Cheguei até aqui para pontuar o que não é legal fazer como cliente, o profissional vive de uma agenda, construindo seu salário com o fluxo de pessoas.
Não seja o cliente que:
. Liga insistentemente;
. Ao fazer contato você só pede horário para “agora”;
. Minutos antes de comparecer você desmarca por motivos não inadiáveis, lembre-se que não dará tempo desse profissional suprir o seu horário com um novo agendamento;
. Agendar e não comparecer;
. Atrasar é aceitável com contratempos e imprevistos, mas há aqueles que o hobby é chegar atrasado, isso atrapalha o andamento na programação desse profissional;
. Não segure um horário se você não tiver certeza que irá comparecer, caso prossiga na dúvida desejando manter o horário informe ao profissional sua condição.
Recomendo que seja o cliente que:
. Seja pontual;
. Se planeje para um agendamento;
. Em caso de desistência, procure fazer isso 24h antes(pelo menos) ;
. Ao faltar ou desmarcar em cima da hora, seja o cliente que arque com pelo menos em 10% no valor total da sessão, isso já deveria ser praxe ao reservar um horário, mostra respeito e compromisso de ambas as partes.
. Seja o cliente empático, que sabe se colocar no lugar do outro.
Imprevistos podem acontecer com ambas as partes, isso é totalmente humano e aceitável. Quis pontuar os acontecimentos mais rotineiros tirando como exemplo a minha própria agenda. Assim saboreio o ônus e o bônus de ser autônoma.
Namastê!