Curiosidades da menstruação
publicado por Agni Maharani (Tina)
Menstruação ainda é tabu. Mesmo com a evolução dos absorventes, coletores menstruais, o sangue feminino ainda é motivo de nojo e vergonha.
Por mais incômodo que seja, menstruar é sinal de saúde, é a descamação interna do útero, resultado esse quando não houve fecundação.
Algumas mulheres ficam mais sensíveis no período menstrual, as cólicas podem incomodar, a retenção de líquido aumenta, dores de cabeça e para algumas dores na região lombar. Há mulheres que relatam que nesse período a libido aumenta, que preferem praticar relação sexual menstruada, justamente porque a sensibilidade está tão apurada que conseguem sentir o sexo com muito mais intensidade.
Num passado muito distante, na Grécia antiga, as mulheres da caverna quase não menstruavam, elas tinham um filho atrás do outro, sem intervalo.
Na Roma antiga, as mulheres eram consideradas impuras no período menstrual, as pessoas se distanciavam.
Na idade média as mulheres menstruavam muito, porque repudiavam o sexo, não engravidavam e não havia nenhum hormônio laboratorial.
Em muitos lugares da África do Sul, a menstruação ainda é motivo de vergonha. Lá elas são consideradas impuras, não podem nem encostar em imagens religiosas que são vistas como sagradas, nem entrarem em templos.
Indo além, na Índia, é o país mais machista do mundo, no período menstrual as mulheres são consideradas sujas e intocáveis, como se ficassem amaldiçoadas nesse período, são impedidas de entrar na cozinha para não contaminar os alimentos.
Nas Filipinas uma parcela das mulheres ficam sem banho, não lavam os cabelos, pois o mito que a água pode subir para a cabeça causando loucura impera por lá.
Em 2014, a ONG alemã Wash United estabeleceu o dia 28 de maio como o Menstrual Hygiene Day, com o objetivo de educar meninas e mulheres para quebrarem o silêncio a respeito do