Tantra e Envelhecimento

Tantra e Envelhecimento

publicado por Christiane (Radha)

tags: Tantra, Terapêutica Tântrica

O envelhecimento é um processo fisiológico e natural pelo qual todos os seres vivos passam. Hoje, graças aos avanços da medicina, vivemos por mais tempo e temos à disposição recursos que possibilitam manter a qualidade de vida em diversos aspectos, incluindo a sexualidade.

Mas, infelizmente, a nosso sociedade ainda negligencia alguns assuntos: sexualidade e envelhecimento é um deles.

A sexualidade não se restringe aos impulsos sexuais, e na velhice pode ser considerada complexa, afinal o corpo envelhece, a anatomia e a fisiologia sexual se modificam, mas a capacidade de amar, de beijar, de abraçar continua intacta até o final da vida.

Nessa fase da vida, as mulheres podem enfrentar diversas mudanças com a chegada do climatério e menopausa. A baixa hormonal pode levar a diminuição ou perda da libido, hipotonicidade dos músculos do assoalho pélvico, problemas de lubrificação e distúrbios de dor durante a penetração.

Já os homens relatam dificuldade em conseguir ou manter a ereção por um tempo satisfatório, menor controle do reflexo ejaculatório e aumento do tempo refratário.

Em ambos os casos, além dos problemas físicos, os fatores emocionais têm grande influência na qualidade de vida do idoso. A perda do companheiro/a, perda de entes queridos, aposentadoria, medo da solidão, comorbidades, preocupações em geral e depressão, podem levar ao isolamento, redução do convívio social e interação.

A sexualidade é inerente a vida do ser humano e o sexo na idade madura precisa ser esclarecido e abordado com naturalidade.

A terapêutica tântrica vem para trazer luz sobre essa temática, uma vez que entende que o prazer está diretamente ligado a nossa energia vital e que, diferentemente das convenções sociais, o contato íntimo independe do intercurso sexual pênis/vagina.

A proposta do tantra é colocar o ser em contato com a sua fonte criadora de vida. É trazer a tona a capacidade afetivo/amorosa, de sentir e se doar, de maneira livre. As práticas promovem a reeducação sensorial tornando possível expandir as sensações corporais e descobrir novas formas de sentir prazer. Quem passa pelo processo de desenvolvimento descobre que o sexo vai muito além do padrão performático a que estamos acostumados. Descobre que o orgasmo pode ser sentido por meio de diferentes estímulos,em diferentes partes do corpo, e o bem estar promovido por ele vai além da experiencia física momentânea.

Christiane (Radha)
Terapeuta Tântrica habilitada em todas as modalidades do Método Deva Nishok (Sensitive Massagem, Êxtase Total Massagem, Yoni/Lingam Massagem, G-Spot e P-Spot), Terapeuta Renascedora, Terapeuta Menstrual, Instrutora de Tantra Yoga, Terapeuta do Riso. Desenvolve diversos trabalhos para pessoas, de todos os gêneros, que buscam através do [...]

Veja o perfil completo

Quer receber as newsletters?