‘Entendendo o mapa da mina’: livro relaciona sexo, saúde e comportamento
Terapia Tântrica, modalidade terapêutica nova no Brasil auxilia nos desafios da sexualidade a partir das experiências do corpo
publicado por CT Editora
Revista Bem Mulher
em 02/set/2019
com Abigail Costa (Deva Dasi)
‘Entendendo o mapa da mina’: livro relaciona sexo, saúde e comportamento
Por CT Editora -2 de setembro de 2019
Segundo Deva Dasi Abigail, autora do livro ‘Entendendo o Mapa da Mina’, modalidade terapêutica nova no Brasil auxilia nos desafios da sexualidade a partir das experiências do corpo
A rotina do trabalho, filhos, desafios do relacionamento afetivo, pressões sociais, desejo de realização, são alguns dos fatores que vêm, a cada dia engrossando o número de pessoas com problemas relacionados ao próprio corpo e, consequentemente, à sexualidade.
“O corpo e é a maior fonte de energia que pode se utilizar para se viver a própria verdade. Sabemos que em muitos casos, as disfunções sexuais estão associadas a algum problema de fundo psicológico”, explica a terapeuta tântrica Abigail Deva Dasi.
Em livro recém-lançado, Dasi reflete sobre quatro aspectos da personalidade feminina baseada em quatro eixos: pensamento, comportamento, fisiologia e sexualidade.
Em linguagem leve, simples e bem-humorada, ela relata um pouco do trabalho que desenvolve com homens e mulheres, tendo como base o tantra. Trata-se de uma filosofia comportamental milenar, de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras.
A prática tem, por objetivo, o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual.
A terapeuta, que buscou fundamentos para seus estudos no Brasil e teve a experiência de praticá-los também no Canadá, explica que homens e mulheres estão suscetíveis a sofrer tais transtornos, já que vão acumulando diariamente experiências que culminam em seu corpo.
Embora o tema ainda seja considerado tabu na sociedade moderna, ela explica que no atendimento há um processo, e que há muita curiosidade por parte dos atendidos.
“No início, a grande maioria sente muita vergonha de expor seus sentimentos e problemas no dia-a-dia. Mas essa reação é extremamente comum. Toda fala vem carregada de muita dor também, já que não é um assunto que se discute abertamente nem com amigos e nem com parceiros”, explica.
A técnica tântrica, aplicada por Dasi, utiliza os 5 sentidos para desenvolver a sexualidade. Fazem parte técnicas de respiração, meditações ativas e o ensino de massagem, priorizando o corpo e o sentir como elemento essencial no processo.
“As conexões que unem as pessoas estão baseadas na energia da vida, toda a vida, todo o primeiro sopro de vida, tem início com a troca de energia sexual, por meio do ato sexual. Não se pode ignorar algo tão genuíno do ser humano”, explica.
Desafios do masculino e do feminino
Embora tenha clientes mulheres, a maior parte dos atendimentos de Dasi são para homens.
Segundo ela, eles buscam na terapia, uma troca real de informações sobre o próprio corpo e da parceira. Muitos estão em busca de equilibrar ou até salvar um casamento
“Homens choram na minha sala de atendimento, e até nas sessões de coaching on-line. O acompanhamento auxilia tanto homens a entenderem melhor suas namoradas, amigas e esposas, quanto ajuda mulheres que se sentem frustradas com os relacionamentos”, enfatiza.
Entendendo o Mapa da Mina
O livro publicado pela Appris editora, está dividido em 5 capítulos, e tem prefácio de João Bosco Tavares Lima, psicólogo, escritor e idealizados do projeto Social “Semeando o Bem”.
Veja a matéria completa na página original (Revista Bem Mulher)