Hormônio do orgasmo: saiba quais são os feitos no nosso corpo

Hormônio do orgasmo: saiba quais são os feitos no nosso corpo

publicado por

tags: Tantra, Massagem Tântrica, Sexo

“Os hormônios são anatomia líquida, são derramamentos que convertem crianças em adultos.”

– Anatomia Emocional, Stanley Keleman

Você sabia que temos receptores de ocitocina por todo nosso corpo? Esse hormônio, que é produzido pelo hipotálamo e liberado na corrente sanguínea pela neuro-hipófise, tem um papel muito importante nas sensações de prazer do nosso corpo.

Não à toa, esse hormônio também é conhecido como o hormônio do orgasmo, ou do amor. Em conjunto com outros hormônios responsáveis pela sensação de prazer – como a serotonina e a endorfina, por exemplo – a ocitocina é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Quer entender mais sobre essa receita da natureza para a felicidade? Este texto tem todas as informações mais relevantes sobre o hormônio do orgasmo, a ocitocina. Leia agora!

Fale com um Tantrika hoje para saber como a terapia NeoTântrica pode lhe ajudar ;)

Gajanam Gambheera

Gajanam Gambheera

Sandra

Sandra

Deva Eva

Deva Eva

Rajan Prem

Rajan Prem

  • Olá, eu Rajan Prem tenho a satisfação de lhe apresentar uma forma de se auto conhecer através do toque amoroso e gentil.
  • São Carlos
  • Perfil Completo

Rogério PremDaso

Rogério PremDaso

Madhavi Devagni

Madhavi Devagni

Verônica Ananda

Verônica Ananda

Júlia (Gayatri) e Eduardo (Gupta)

Júlia (Gayatri) e Eduardo (Gupta)

Prem Gaya

Prem Gaya

Bodh Prem

Bodh Prem

Sol Nalini

Sol Nalini

  • SEXOLOGA Terapeuta Somática e Educadora Sexual. Especialista em disfunções +10 anos de profissão entre Brasil e Europa. Ministra cursos.
  • Brasilia
  • Perfil Completo

Guilherme Poyares

Guilherme Poyares

Fabiana Midhori

Fabiana Midhori

Sujan Prem (Josy)

Sujan Prem (Josy)

Atman Deva

Atman Deva

Alia

Alia

Khoji Aman

Khoji Aman

Talita Cruz

Talita Cruz

Champaka Prem

Champaka Prem

Renan Galoforo(Vidhan)

Renan Galoforo(Vidhan)

Nanda Prem

Nanda Prem

Ágatha Faria

Ágatha Faria

Priscila Deva

Priscila Deva

Martha Jardim

Martha Jardim

Anamo Sagaram

Anamo Sagaram

Karina

Karina

Jessica Gomez

Jessica Gomez

Anand Saraha

Anand Saraha

Puja Puran

Puja Puran

Amara Ross

Amara Ross

Gupta (Eduardo)

Gupta (Eduardo)

Abigail Costa (Deva Dasi)

Abigail Costa (Deva Dasi)

Afinal, qual é o hormônio do orgasmo?

O hormônio do orgasmo é a ocitocina! Esse hormônio é liberado durante a relação sexual em homens e mulheres, promovendo as contrações uterinas em mulheres e as contrações dos ductos seminais em homens.

Além disso, a liberação da ocitocina durante esses momentos aumenta a sensação de proximidade entre parceiros sexuais e pode potencializar – e também prolongar! – o prazer do clímax.

Esse hormônio é considerado um analgésico natural que é produzido em resposta a atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar, causar sensação de confiança e aumento de foco.

O neurocientista francês Claude de Contrecoeur analisou o efeito da serotonina e da dopamina no comportamento e nos sentimentos e descobriu que esses hormônios têm efeitos opostos.

Ao estimular a neurotransmissão da dopamina no cérebro, a mente se torna mais ativa e causa vontade de se movimentar. Esse hormônio estimula a motivação e remove a indecisão, aumenta a autoconfiança, ativa o fluxo sanguíneo.

A função da ocitocina nos humanos é criar laços de afeto para que possam conviver melhor. Isso acontece através da diminuição dos níveis de cortisol - hormônio que estimula o estresse. Pessoas com altos níveis de ocitocina assumem maiores riscos sociais e fazem conexões mais claras.

Hormônio do orgasmo: a diferença do prazer em homens e mulheres

Para as mulheres, o momento do orgasmo pode ser sentido por alguns segundos, junto com uma contração de todas as partes da pelve, incluindo o ânus, a vagina e até mesmo o útero.

Durante o orgasmo feminino, a sua área genital fica mais vascularizada e sensível, potencializando as sensações desde o clitóris até o ponto G, que fica localizado no interior do canal vaginal.

Enquanto isso, para os homens, a ejaculação quase sempre acompanha o orgasmo. Da mesma maneira que as mulheres, existe um conjunto de contrações no momento do orgasmo, onde toda a área pélvica participa. A contração do canal seminal é o que impulsiona o sêmen para fora do pênis.

Efeitos do Hormônio do Orgasmo

Quais são os efeitos do hormônio do orgasmo no organismo?

O sistema nervoso é uma bomba que pulsa e cada camada que o constitui compartilha desse ritmo pulsátil. Num movimento constante de inflar e esvaziar gerado pelos impulsos elétricos estimulam os organismos especializados, denominados de glândulas, a derramar hormônios na corrente sanguínea.

Os hormônios são verdadeiros elixires mágicos capazes de produzir efeitos positivos do ponto de vista físico, emocional e espiritual ao ser humano. Descargas de endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina alteram a configuração da química do organismo humano, transformando o fluxo interno de substâncias benéficas em sensações agradáveis. Por isso são chamadas de hormônios do prazer.

Entenda, agora, sobre o impacto da ocitocina no corpo:

Alívio de tensão

Após o orgasmo, são liberados diversos hormônios na corrente sanguínea. Dentre eles, estão a noradrenalina, um hormônio responsável por relaxar os músculos. Se você sente uma sensação de cansaço após o orgasmo, saiba que isso acontece por causa da liberação desse hormônio.

Melhora no humor

Estudos apontam que, após o orgasmo, os níveis de ocitocina podem aumentar em até 5 vezes. Além disso, o orgasmo também é responsável por aumentar os níveis de endorfina e estrogênio, dois hormônios que podem melhorar o humor.

Alterações ritmo cardíaco

As alterações no ritmo cardíaco podem começar antes mesmo do contato sexual, ainda na fase de excitação. Apesar disso, o aumento da frequência do coração pode ser maior nos segundos que antecedem o orgasmo, tanto para homens, quanto para mulheres.

Esse aumento não representa riscos para pessoas saudáveis, mas requer atenção daqueles que sofrem com problemas cardiovasculares, ou estão sob o efeito de remédios para aumentar a performance sexual.

Espasmos

Frequentemente, o corpo passa por extenuantes processos antes de chegar ao orgasmo, em si, o que pode contribuir para fragilizar a musculatura da coxa e da pelve, o que causa as contrações.

Diminui o estresse

As propriedades hormonais do orgasmo também podem contribuir para diminuir os níveis de estresse, que são regulados pelo cortisol. Além disso, a sensação de bem-estar e proximidade de ter uma relação íntima com seu parceiro também pode ajudar a acalmar os ânimos.

Alívio de dores

A liberação de hormônios do prazer também está intimamente ligada ao alívio de dores dos mais variados tipos. As endorfinas, por exemplo, diminuem a sensibilidade à dor, o que pode ajudar nas enxaquecas e nas cólicas menstruais.

Melhora o sono

O orgasmo traz um intenso relaxamento, o que pode contribuir para que você durma melhor. Além disso, a ação de neurotransmissores relacionados ao prazer também ajudam a regular o sono mesmo nos dias em que você não tem um orgasmo.

Qual é o hormônio do orgasmo?

Descubra os benefícios do tantra para o corpo e suas relações

Conclusão

Os hormônios do prazer são capazes de ajudar nos aspectos físico, emocional e espiritual do ser humano. É importante lembrar que o prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios, comendo, tendo relações sexuais, escutando música, lendo, conversando, trabalhando e até sentindo dor, como no parto.

Basicamente, o prazer estimula a secreção de endorfinas, pois ela é liberada em decorrência da excitação e fadiga muscular.

Podemos constatar então, sem exagero, que os hormônios são os componentes químicos do significado da vida. Portanto, a realização de atividades capazes de estimular a produção desses componentes é fundamental para o equilíbrio do sistema corpo/mente/espírito. Nessas condições, o prazer será uma consequência.

Gostou deste artigo? Acesse outros conteúdos do blog da Rede Metamorfose para saber mais!


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

É uma inimiga que muitas vezes passa despercebida, acomete mulheres e leva há várias complicações se não for tratada. Alguns artigos que li...
"Que tudo nessa VIDA seja feito com PRAZER, por mais que digam que não, pois só depende de nós..."Aqui estão algumas conexões possíveis...
“Os hormônios são anatomia líquida, são derramamentos que convertem crianças em adultos.”...
Independente se você dirige seu próprio negócio ou tem seu emprego, você pode sentir que está perdendo de vista seus objetivos e motivação....
Arte de Jana Brike Uma das perguntas mais freqüentes que eu recebo é: “Como faço para ter orgasmos?” e um dia destes, no final de um...
A sexualidade deve ser entendida como processo natural do ser humano, fonte de prazer, de bem-estar físico e psicológico. É uma forma de...
Processos terapeuticos tântricosNo começo, anos atrás... eu sempre achava um desafio falar a respeito da massagem tântrica, eis um tipo de...
Vivemos sempre em dualidade: Bem e mal, luz e sombra ,frio e calor. Apesar do aparente contraste entre essas polaridades, olhando mais...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 São Paulo (Capital) SP
maio 2024 Santos SP
maio 2024 Guarujá SP
  • 24 a 26 maio 2024
  • Solteiros e casais
  • sexta 8h a domingo 18h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 15 a 16 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Brasilia DF
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 1 jul a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 4 a 25 setembro 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quarta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
dezembro 2024 Itapeva MG