Hormônio do orgasmo: saiba quais são os feitos no nosso corpo

Hormônio do orgasmo: saiba quais são os feitos no nosso corpo

publicado por

tags: Tantra, Massagem Tântrica, Sexo

“Os hormônios são anatomia líquida, são derramamentos que convertem crianças em adultos.”

– Anatomia Emocional, Stanley Keleman

Você sabia que temos receptores de ocitocina por todo nosso corpo? Esse hormônio, que é produzido pelo hipotálamo e liberado na corrente sanguínea pela neuro-hipófise, tem um papel muito importante nas sensações de prazer do nosso corpo.

Não à toa, esse hormônio também é conhecido como o hormônio do orgasmo, ou do amor. Em conjunto com outros hormônios responsáveis pela sensação de prazer – como a serotonina e a endorfina, por exemplo – a ocitocina é capaz de reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Quer entender mais sobre essa receita da natureza para a felicidade? Este texto tem todas as informações mais relevantes sobre o hormônio do orgasmo, a ocitocina. Leia agora!

Fale com um Tantrika hoje para saber como a terapia NeoTântrica pode lhe ajudar ;)

Prem Gaya (Melissa Bittencourt)

Prem Gaya (Melissa Bittencourt)

Fabi Prema Advita

Fabi Prema Advita

Samgam Prem

Samgam Prem

Psalm ANANDA Prem

Psalm ANANDA Prem

Luciana Garima

Luciana Garima

 Júlia

Júlia

Raga Prem

Raga Prem

  • "Os padrões morais são apenas as criações da sociedade, para que o indivíduo possa ser mantido dentro do seu cativeiro." Jiddu Krishnamurti
  • Campo Grande
  • Perfil Completo

Vivian Portela

Vivian Portela

Ellen Faria

Ellen Faria

Mahamani Prem

Mahamani Prem

Khoji Aman

Khoji Aman

Verônica Ananda

Verônica Ananda

Gupta (Eduardo)

Gupta (Eduardo)

Atman Deva

Atman Deva

Devi (Manoela Freitas)

Devi (Manoela Freitas)

Budhi Prem

Budhi Prem

Ágatha Faria

Ágatha Faria

Deva Gaya

Deva Gaya

Amara AgniDevi

Amara AgniDevi

João Paulo - Prem Darshan

João Paulo - Prem Darshan

Eduardo Seara

Eduardo Seara

Deva Anula

Deva Anula

Sandra

Sandra

 Anubhava

Anubhava

Jéssica Bhavya

Jéssica Bhavya

Cindy Deva

Cindy Deva

Gaya Alessandra

Gaya Alessandra

Sol Nalini

Sol Nalini

  • SEXOLOGA Terapeuta Somática e Educadora Sexual. Especialista em disfunções +10 anos de profissão entre Brasil e Europa. Ministra cursos.
  • Brasilia
  • Perfil Completo

Vajra Prem

Vajra Prem

Prem Meera

Prem Meera

Amita Bholi

Amita Bholi

Afinal, qual é o hormônio do orgasmo?

O hormônio do orgasmo é a ocitocina! Esse hormônio é liberado durante a relação sexual em homens e mulheres, promovendo as contrações uterinas em mulheres e as contrações dos ductos seminais em homens.

Além disso, a liberação da ocitocina durante esses momentos aumenta a sensação de proximidade entre parceiros sexuais e pode potencializar – e também prolongar! – o prazer do clímax.

Esse hormônio é considerado um analgésico natural que é produzido em resposta a atividade física e durante o orgasmo, visando relaxar, causar sensação de confiança e aumento de foco.

O neurocientista francês Claude de Contrecoeur analisou o efeito da serotonina e da dopamina no comportamento e nos sentimentos e descobriu que esses hormônios têm efeitos opostos.

Ao estimular a neurotransmissão da dopamina no cérebro, a mente se torna mais ativa e causa vontade de se movimentar. Esse hormônio estimula a motivação e remove a indecisão, aumenta a autoconfiança, ativa o fluxo sanguíneo.

A função da ocitocina nos humanos é criar laços de afeto para que possam conviver melhor. Isso acontece através da diminuição dos níveis de cortisol - hormônio que estimula o estresse. Pessoas com altos níveis de ocitocina assumem maiores riscos sociais e fazem conexões mais claras.

Hormônio do orgasmo: a diferença do prazer em homens e mulheres

Para as mulheres, o momento do orgasmo pode ser sentido por alguns segundos, junto com uma contração de todas as partes da pelve, incluindo o ânus, a vagina e até mesmo o útero.

Durante o orgasmo feminino, a sua área genital fica mais vascularizada e sensível, potencializando as sensações desde o clitóris até o ponto G, que fica localizado no interior do canal vaginal.

Enquanto isso, para os homens, a ejaculação quase sempre acompanha o orgasmo. Da mesma maneira que as mulheres, existe um conjunto de contrações no momento do orgasmo, onde toda a área pélvica participa. A contração do canal seminal é o que impulsiona o sêmen para fora do pênis.

Efeitos do Hormônio do Orgasmo

Quais são os efeitos do hormônio do orgasmo no organismo?

O sistema nervoso é uma bomba que pulsa e cada camada que o constitui compartilha desse ritmo pulsátil. Num movimento constante de inflar e esvaziar gerado pelos impulsos elétricos estimulam os organismos especializados, denominados de glândulas, a derramar hormônios na corrente sanguínea.

Os hormônios são verdadeiros elixires mágicos capazes de produzir efeitos positivos do ponto de vista físico, emocional e espiritual ao ser humano. Descargas de endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina alteram a configuração da química do organismo humano, transformando o fluxo interno de substâncias benéficas em sensações agradáveis. Por isso são chamadas de hormônios do prazer.

Entenda, agora, sobre o impacto da ocitocina no corpo:

Alívio de tensão

Após o orgasmo, são liberados diversos hormônios na corrente sanguínea. Dentre eles, estão a noradrenalina, um hormônio responsável por relaxar os músculos. Se você sente uma sensação de cansaço após o orgasmo, saiba que isso acontece por causa da liberação desse hormônio.

Melhora no humor

Estudos apontam que, após o orgasmo, os níveis de ocitocina podem aumentar em até 5 vezes. Além disso, o orgasmo também é responsável por aumentar os níveis de endorfina e estrogênio, dois hormônios que podem melhorar o humor.

Alterações ritmo cardíaco

As alterações no ritmo cardíaco podem começar antes mesmo do contato sexual, ainda na fase de excitação. Apesar disso, o aumento da frequência do coração pode ser maior nos segundos que antecedem o orgasmo, tanto para homens, quanto para mulheres.

Esse aumento não representa riscos para pessoas saudáveis, mas requer atenção daqueles que sofrem com problemas cardiovasculares, ou estão sob o efeito de remédios para aumentar a performance sexual.

Espasmos

Frequentemente, o corpo passa por extenuantes processos antes de chegar ao orgasmo, em si, o que pode contribuir para fragilizar a musculatura da coxa e da pelve, o que causa as contrações.

Diminui o estresse

As propriedades hormonais do orgasmo também podem contribuir para diminuir os níveis de estresse, que são regulados pelo cortisol. Além disso, a sensação de bem-estar e proximidade de ter uma relação íntima com seu parceiro também pode ajudar a acalmar os ânimos.

Alívio de dores

A liberação de hormônios do prazer também está intimamente ligada ao alívio de dores dos mais variados tipos. As endorfinas, por exemplo, diminuem a sensibilidade à dor, o que pode ajudar nas enxaquecas e nas cólicas menstruais.

Melhora o sono

O orgasmo traz um intenso relaxamento, o que pode contribuir para que você durma melhor. Além disso, a ação de neurotransmissores relacionados ao prazer também ajudam a regular o sono mesmo nos dias em que você não tem um orgasmo.

Qual é o hormônio do orgasmo?

Descubra os benefícios do tantra para o corpo e suas relações

Conclusão

Os hormônios do prazer são capazes de ajudar nos aspectos físico, emocional e espiritual do ser humano. É importante lembrar que o prazer pode ser atingido através de várias maneiras, tais como praticando exercícios, comendo, tendo relações sexuais, escutando música, lendo, conversando, trabalhando e até sentindo dor, como no parto.

Basicamente, o prazer estimula a secreção de endorfinas, pois ela é liberada em decorrência da excitação e fadiga muscular.

Podemos constatar então, sem exagero, que os hormônios são os componentes químicos do significado da vida. Portanto, a realização de atividades capazes de estimular a produção desses componentes é fundamental para o equilíbrio do sistema corpo/mente/espírito. Nessas condições, o prazer será uma consequência.

Gostou deste artigo? Acesse outros conteúdos do blog da Rede Metamorfose para saber mais!


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Altas expectativas em relação à "performance" sexual causam muita frustração.Muitas mulheres me procuram buscando ter orgasmo vaginal,...
Os homens têm mais centros de prazer do que se imagina. Além das áreas obviamente sensíveis, existem várias outras zonas mais erógenas, que...
A solidão não é causada pela falta de contato com as pessoas, mas sim pela falta de conexão conosco mesmo, com nossa base divina. Às vezes,...
Que a nossa mente é maravilhosa é inegável, quantas coisas podemos aprender, criar, sentir, compartilhar, idealizar e realizar por meio...
"Nunca seja inspirado por ninguém.Permaneça aberto.Quando você ver um lindo pôr do sol,desfrute essa beleza;quando ver um Buda,desfrute a...
Quer você queira ou não ... os relacionamentos desempenham um papel importante na vida de todo ser humano, desde a origem dos tempos....
A mitologia consegue comportar e corresponde a diversos arquétipos que são muito típicos até os dias de hoje. E existe uma lenda que...
O Tantra trata de consciência, mas um dos significados da palavra Tantra é teia de tecido. E isso diz muito sobre o processo interior de...
Nesse texto me refiro a vibrador clitoriano, os modelos menores que só vibram e encaixam perfeitamente no clitóris. Modelos de pênis de...
Sempre que falamos de Tantra, falamos não só de técnicas e práticas corporais de intervenção direta, como a massagem Tântrica, ou mesmo da...
É muito comum que o homem sofra com a ejaculação precoce durante muito tempo na vida e só vá buscar ajuda quando já não suporta a angústia...
Veja todos

Eventos com data marcada

abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Vila Madalena SP
  • 27 a 28 abril 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Deva SarasiSarasi Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 2 a 30 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quinta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Vila Mariana SP
  • 3 a 5 maio 2024
  • Quantic Tantra
  • Espaço Shiva Shakti
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Garopaba SC
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
  • 7 a 9 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Piracanga BA
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 26 jul a 30 novembro 2024
  • sexta 18h a sábado 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG