Massagem tântrica ajuda no tratamento de problemas sexuais masculinos

Eficaz no tratamento de problemas de ereção e ejaculação precoce, a massagem tântrica permite ao homem desenvolver os aspectos sensoriais

Massagem tântrica ajuda no tratamento de problemas sexuais masculinos

publicado por Harlen Félix

Diário da Região

com

a

Em uma sociedade que impõe ao homem padrões comportamentais que excluem a sensibilidade e a afetividade, problemas relacionados à sexualidade, como a perda de ereção ou a ejaculação precoce, são muito comuns na maioria do público masculino. Com uma visão sexual restrita à penetração, eles não conseguem atingir a plenitude sexual nem proporcionar prazer efetivo para a sua parceira ou parceiro. O que era para ser uma forma de alívio de tensão e relaxamento acaba se configurando em cansaço e perda de vitalidade.

Técnica ligada ao Tantra, filosofia comportamental que busca o despertar e a ascensão da energia vital, a massagem tântrica pode permitir ao homem entender o ato sexual para além dos aspectos instintivos, já que colabora na redistribuição das energias sexuais do corpo, expandindo a sensibilidade e proporcionando vivências mais intensas.

Segundo a terapeuta corporal Érika Cristina, de Rio Preto, o homem tem dois tipos de ereção: a ereção por estímulo nas zonas erógenas e a ereção psicogênica, que se origina diretamente no cérebro. "A massagem tântrica proporciona estímulos que vão de encontro com os condicionamentos limitantes, alterando os padrões de sexualidade. Ou seja, o homem passa a sentir a ereção em vez de estimulá-la. Isso se dá por meio de toques que, além de criar novas referências, tonificam a musculatura do aparelho sexual, dando capacidade de sustentar mais energia - o que prolonga e intensifica a ereção", destaca.

O terapeuta sexual Cássio Neves, também de Rio Preto, explica que a forma como o sexo é desenvolvido no meio social não permite incluir o afeto, o olhar, o cheiro e o contato físico de pele sem que isso esteja relacionado à penetração. "Homens e mulheres tendem a acreditar que sexo é apenas penetração, conjunção dos genitais e ejaculação. Sem esses três fatores, simplesmente parece que o sexo não acontece", diz. "Na visão tântrica, o afeto, o cuidado, o respeito mútuo, a atenção, a dedicação, o olhar, ou seja, todos os sentidos estão integrados para fugir da influência primitiva, instintiva e animal que se apropria da energia sexual", acrescenta.

Para Neves, é possível compartilhar dessa energia com muito mais intensidade se usarmos os componentes afetivos e os sentidos para promover estados alterados de percepção e consciência, potencializando as experiências de orgasmo, de prazer e de êxtase. "No Tantra, o homem aprende a afetividade, a compartilhar, a dar e receber, evoluindo para outros limites além da compulsão obcecada e perversa da penetração."

O terapeuta corporal destaca ainda que a massagem tântrica não trabalha apenas os problemas ligados à ereção, pois consegue atuar nas raízes reais de sofrimentos associados a padrões culturais, sociais e morais. "Falta de libido e de orgasmo, ejaculação precoce ou retardada, impotência sexual, desconhecimento da sexualidade plena, estresse e depressão. Esses e outros problemas podem ser trabalhados por meio da massagem tântrica. Ela ajuda a estabelecer um aprimoramento dos sentidos, ensina a meditação [considerada pelo Tantra como a fonte do amor] e a respiração [a chave para dissolver traumas, bloqueios, angústias, mágoas, culpas etc] e auxilia na ressignificação de temas como solidão, timidez, poder pessoal, crenças limitantes e desenvolvimento da afetividade", enumera.

Padrões limitantes

De acordo com os dois terapeutas corporais ouvidos pelo Diário da Região, o homem, em geral, descobre o orgasmo por meio da masturbação. Desta forma, aprende desde cedo que o sexo é uma descarga de energia conseguida por meio da manipulação rápida de seu órgão sexual. "O homem entende que o procedimento padrão para um ato sexual é penetrar e copular rapidamente para poder obter a descarga ejaculatória do prazer", diz Neves.

Além disso, filmes pornôs acabam sendo a fonte de conteúdo de aprendizado sexual para a maioria dos homens, evidenciando imagens e situações absurdamente impróprias para a realidade das relações sexuais. "Nesses tipos de filmes, as mulheres são ofendidas, ultrajadas, violentadas e diminuídas em todas as maneiras. Em nenhum momento o homem é orientado a tratar adequadamente o corpo feminino, de forma a levar a mulher para situações reais de prazer e orgasmo", reforça Érika.

Neves ainda explica que o objetivo do Tantra é ensinar aos homens algumas das metodologias aplicadas para mobilizar a energia sexual para cima, e não para as pernas, como é comum e habitual no sexo convencional. Elevando a energia, o homem experimenta maior vitalidade e se torna capaz de sustentar o potencial de prazer e orgasmo por mais tempo. "O trabalho de elevação energética proporciona maior criatividade e interação com outros aspectos relacionados à sexualidade tântrica, como uma forma de acessar novas condições inerentes à espécie humana, de transcendência e estados alterados de percepção e de consciência."

Ejaculação precoce

Caracterizada pela dificuldade do homem de controlar o reflexo ejaculatório, a ejaculação precoce é outro problema muito comum do público masculino que pode ser tratado por meio da massagem tântrica. "Na visão tântrica, o homem é considerado um ejaculador precoce sempre quando atinge a ejaculação ante que sua parceira ou parceiro obtenha o orgasmo e o ápice do prazer. A capacidade do homem de controlar sua ejaculação é crucial para que haja um perfeito desempenho no ato sexual, que seja capaz de proporcionar prazer a ambos. O bom amante sexual deve ser capaz de dar continuidade aos jogos sexuais mesmo que esteja envolvido por um alto grau de excitação, permitindo o mesmo para a sua parceira ou parceiro", pontua Neves.

Deste modo, a massagem tântrica promove a reeducação sensorial com base na percepção da energia sexual. "Os problemas relacionados à ejaculação precoce vão além da esfera genital. A falta de controle da ejaculação leva o homem a frustrar e a diminuir seus contatos sexuais, sentindo-se envergonhado e extremamente ansioso. Essa condição deixa o homem mais infeliz e angustiado."

Ainda segundo os terapeutas corporais, o Tantra colabora para que o homem focalize repetidamente a atenção nas sensações do orgasmo iminente, aprendendo a desviar a energia sexual para outros músculos do corpo, espalhando o reflexo orgástico para o corpo e compreendendo que o orgasmo pode ser sentido em todos os músculos e não apenas no segmento dos genitais. "Muitos homens têm dificuldade em receber a afetividade e a carícia. Existe a dificuldade em compreender que o efeito produzido pelo contato suave produz determinados resultados na mente e no cérebro que resultam na supremacia do orgasmo e do prazer", enfatiza Neves.

Os benefícios da terapêutica tântrica


Tantra não é prática sexual

Como se trata de uma terapia baseada no toque, muitos podem confundir a massagem tântrica com mera masturbação ou, pior, uma experiência sexual diferente. "Na verdade, não estimulamos os homens a praticarem a masturbação porque ela é um dos condicionamentos que mais refletem sobre o mecanismo da ejaculação precoce, já que 'vicia' o toque dos genitais na rapidez dos estímulos, criando reflexos involuntários difíceis de controlar", diz Cássio Neves.

Érika Cristina destaca que não é recomendado que tanto o homem quanto a mulher sustentem uma atitude sexual na relação com o terapeuta corporal. "Pessoas que desejam alimentar seus aspectos patológicos e perversos devem procurar profissionais do sexo. Nosso trabalho não está relacionado a esse tipo de atendimento."

No caso do homem, Neves destaca que ele precisa aprender a também ser passivo, recebendo os estímulos sensoriais relacionados ao toque a fim de reorganizar suas informações nos centros de decodificação sensorial, localizados no cérebro e ao longo da coluna. "Somente assim ele se tornará capaz de valorizar o toque da mesma forma que a mulher o valoriza."

Não existe a fusão homem e mulher como no sexo comum, pois não há sexo inserido no contexto nem mesmo a exposição dos corpos. "É preciso conhecer os princípios masculinos e femininos que modelam grande parte do comportamento no dia a dia. Quando a pessoa reprime suas questões sexuais, o resultado é uma afetação enorme no seu comportamento, na sua vitalidade e nas suas emoções."

Veja a matéria completa na página original (Diário da Região)







Outras reflexões

Este post contém dicas para você MULHER ajudar seu companheiro que está apresentando ejaculação precoce. Nesses últimos dias tenho pensado...
Ninguém disse que seria fácil ou difícil reencontrar a alma. Geralmente as pessoas que já encontraram não confessam os detalhes do caminho,...
Dando sequencia do artigo anterior aonde esgotamos tudo que poderia ser falado sobre larvas astrais bem como suas diversas fontes...
O desenvolvimento por meio do Tantra nos torna capazes de sentir e perceber nosso corpo como nunca havíamos antes.A correria do dia-a-dia...
Eu tenho um carinho imenso pelo Osho! Ele é um dos meus mais influentes mestres. Adoro o...
Voce pode nao sentir, mas aos poucos ela nos tira aquilo que temos de mais sagrado, a vida.A vida é uma oportunidade única de crescimento...
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imagina. Estudos recentes mostram que 10% a 35% das pessoas apresentam...
A massagem erótica tem sido cada vez mais procurada - conforme números do próprio Google nos revelam. E essa demanda abre espaço para uma...
Se sua libido deu uma caída nos últimos tempos, você deve pensar que deve ser bem complicado colocá-la em ordem novamente. Nosso interesse...
Chamada de parafilia (preferência sexual fora da normalidade), a podolatria pode ser definida como uma atração nos pés, como se os pés...
A vida é como um rio que nasce no alto da montanha e segue seu curso rumo ao mar. Durante esse percurso, enquanto o rio não se torna MAR e...
A disfunção erétil é um problema que pode deixar o homem extremamente mal emocionalmente, prejudicando bastante sua qualidade de vida em...
Veja todos

Eventos com data marcada

abril 2024 Vila Madalena SP
abril 2024 Itapeva MG
  • 19 a 21 abril 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
abril 2024 Caxias do Sul RS
  • 20 a 21 abril 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
abril 2024 Vila Madalena SP
  • 27 a 28 abril 2024
  • Espaço Vila Madalena
  • sábado 9h a domingo 18h
  • Perfil de Deva SarasiSarasi Saiba +
abril 2024 Ipiranga SP
maio 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 1 a 30 maio 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quinta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
maio 2024 Vila Mariana SP
  • 3 a 5 maio 2024
  • Quantic Tantra
  • Espaço Shiva Shakti
  • sexta 19h a domingo 19h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Garopaba SC
maio 2024 Itapeva MG
  • 18 a 19 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna Metamorfose
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Brasilia DF
maio 2024 Itapeva MG
  • 24 a 26 maio 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 17h a domingo 16h
  • Perfil de Paula RobertaPaula Saiba +
maio 2024 Vila Mariana SP
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 16h a domingo 14h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Piracanga BA
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Belém PA
  • 26 jul a 30 novembro 2024
  • sexta 18h a sábado 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
  • 26 a 28 julho 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 1
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
  • 23 a 25 agosto 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 2
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 25 a 27 outubro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 4
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG