Diferença entre Orgasmo e Gozar: saiba como identificar cada um

Diferença entre Orgasmo e Gozar: saiba como identificar cada um

publicado por

Você sabe qual a diferença entre orgasmo e gozar? Apesar de muitas pessoas acreditarem que existem grandes diferenças entre as sensações, se tratam de coisas bem parecidas.

Cada mulher exerce a sexualidade à sua maneira. Entretanto, há um fator em comum entre inúmeras mulheres de 18 a 70 anos: muitas relatam que sentem dificuldades em chegar ao orgasmo.

Mesmo não sendo a única forma de sentir prazer durante a relação sexual, o orgasmo é cercado de mitos. Inclusive, algumas acham que só atingiram o clímax quando liberam algum líquido pela vagina.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo que preparamos a seguir para você!

Afinal, existe diferença entre orgasmo e gozar?

Como indicamos inicialmente, existem mais semelhanças do que diferenças entre gozar e ter um orgasmo. Para chegar ao clímax, é necessário uma combinação de estímulos físicos aliados a diversos fatores psicológicos.

Do ponto de vista físico, é fundamental não sentir qualquer desconforto. Já quanto às questões psicológicas, é importante se sentir relaxada e envolvida com a situação. Todos esses aspectos juntos levam a uma descarga de prazer pelo corpo; o orgasmo.

O que é o orgasmo?

Na prática, o orgasmo consiste no ápice do prazer que acontece em uma relação sexual, ou na masturbação.

Trata-se de um pico na excitação — seguido de ejaculação ou não — acompanhada de uma queda rápida na sensação de prazer. Essa sensação pode durar entre 5 a 15 segundos.

Tipos de orgasmo

Tipos de orgasmo

Muitos tabus ainda cercam o tema “orgasmo” para as mulheres. Tais tabus podem contribuir para que cerca de 55% delas não consigam atingi-lo — em especial, as heterossexuais.

Contudo, apesar dessas dificuldades, as possibilidades de orgasmos são inúmeras. Confira os principais tipos a seguir.

Orgasmo vaginal

Ocorre, principalmente, por meio da penetração. Contudo, a resposta sexual feminina acontece mais lentamente que a masculina. Nesse sentido, o orgasmo vaginal é atingido mais facilmente quando a vagina tem uma sensibilidade mais aguçada.

Ponto G

Segundo especialistas, o ponto G é uma região rugosa, localizada no terço superior da parede vaginal. Nesse aspecto, esse tipo de orgasmo é atingido quando há a estimulação da vagina.

Orgasmo clitoriano

Entre as zonas erógenas do corpo feminino, o clitóris é o que mais se destaca, pelo fato de proporcionar prazer com facilidade.

Esse pequeno órgão possui 4 vezes mais terminações nervosas que a glande do pênis. Por isso, o orgasmo clitoriano costuma ser mais intenso que o vaginal.

Orgasmo anal

O orgasmo anal também é uma possibilidade para as mulheres; afinal, a região possui muitas terminações nervosas capazes de proporcionar prazer.

Contudo, para atingí-lo, é imprescindível que a mulher esteja bem relaxada e excitada. Além disso, vale destacar que esse tipo de orgasmo não acontece exclusivamente pela penetração. O uso de vibradores e outros estímulos na área também contribuem para isso.

Orgasmo mamário

Engana-se quem acredita que todas as possibilidades de orgasmo se concentram na região pélvica. Estímulos nos seios e no mamilo também podem levar ao orgasmo, pois são áreas extremamente sensíveis.

Ponto U

Apesar de também ser uma região super sensível, esse tipo de orgasmo não acontece com tanta frequência.

Inclusive, o ponto U não é um local do corpo específico; trata-se do espaço entre a uretra e a entrada do canal vaginal.

Esse ponto se localiza entre as duas laterais do clitóris e deve ser estimulado com muito cuidado.

Orgasmo cervical

Você já imaginou sentir prazer no colo do útero? O orgasmo cervical é aquele que acontece no cérvix, resultado de penetrações mais profundas. Contudo, para que isso seja prazeroso, de fato, a profundidade da vagina deve ser compatível com o tamanho do pênis.

Orgasmo múltiplo

Como dito mais acima, as mulheres conseguem sentir orgasmos múltiplos devido às inúmeras terminações nervosas do clitóris.

Além disso, o cérebro feminino é um importante aliado; enquanto que o cérebro masculino deixa de responder após o ápice, o da mulher continua responsivo. Isso facilita a ocorrência de múltiplos orgasmos consecutivos.

O que é a ejaculação feminina?

Outro ponto importante para esclarecermos a diferença entre orgasmo e gozar é a ejaculação feminina. Ao contrário do que se acredita, as mulheres também podem ejacular em uma relação sexual.

Para elas, consiste em uma secreção branca e espessa, liberada em pequenas quantidades pelas glândulas de Skene durante o orgasmo. Essas glândulas são as mesmas responsáveis pela lubrificação.

Por ser secretada em poucas quantidades, essa ejaculação ainda pode se misturar com os fluidos vaginais, o que dificulta sua identificação.

É possível gozar sem ter um orgasmo?

Em suma, orgasmo e gozar significam a mesma coisa; o ápice do prazer em uma relação sexual ou masturbação. Contudo, muitos confundem essa definição com a ejaculação feminina.

Essa crença costuma confundir inúmeras mulheres, que acreditam que só se chega ao orgasmo quando há a liberação de algum líquido pela vagina. Na verdade, a ejaculação feminina e a sensação de orgasmo não estão diretamente ligadas.

Como diferenciar o orgasmo feminino da ejaculação?

Diferença entre orgasmo e ejaculação

Para reforçar a diferença entre orgasmo e gozar, vamos resumir o que explicamos até o momento. O orgasmo feminino é a sensação máxima de prazer alcançada durante o sexo ou a masturbação.

Já a ejaculação é a liberação de uma secreção branca e espessa pelas glândulas de Skene. Apesar de ocorrerem em um mesmo contexto, as duas sensações não estão diretamente relacionadas.

Qual a diferença entre o orgasmo e ejaculação entre homens e mulheres?

Como você aprendeu, ejaculação e orgasmos são fenômenos distintos. O orgasmo acontece da mesma forma para o homem e para a mulher. Já a ejaculação, que é a liberação de fluidos, ocorre de forma distinta.

No homem, o orgasmo pode culminar com a liberação de fluidos, no caso, o esperma. Contudo, para as mulheres, a ejaculação é um evento mais raro e, portanto, não influencia no orgasmo e vice-versa.

Conheça a Rede Metamorfose e descubra o poder do tantra!

Conclusão

Como você pode ver, não há diferença entre orgasmo e gozar. As duas coisas consistem na mesma sensação de prazer máximo atingida em uma relação sexual ou masturbação.

Para chegar ao orgasmo, é fundamental que a mulher se sinta relaxada e conectada com a situação, além de receber estímulos contínuos nas zonas erógenas. Mas, na prática, o melhor é poder explorar as diferentes formas de sentir prazer à sua maneira.


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo




Outras reflexões

Como é a nudez pra você? A sua própria e a das outras pessoas? Acha belo? Vulgar? Te incomoda ou de fascina de alguma forma? Há quem se...
É uma síndrome psicofisiológica caracterizada pela contração involuntária dos músculos do períneo adjacente ao terço inferior da vagina....
Veja no final desta página:* Lista de Instrutores de Pompoarismo* Lista de Workshops e Cursos de Tantra Você certamente já ouviu falar dos...
Num passado não tão distante não podíamos decidir nossas escolhas, nossos relacionamentos e nossos direitos. A mulher independente no tempo...
1-) Orgasmo é uma coisa, ejaculação é outra.Achou estranho? Mas é isso mesmo!Orgasmo é um reflexo neuromuscular. Os músculos, se...
O orgasmo é mais bem conceituado como um reflexo cujo centro neural inferior está localizado, provavelmente, na medula. Como todos os...
O que aconteceria se mudássemos totalmente o nosso pensamento, para uma mentalidade de crescimento? Significaria que nossa mente está...
Já aconteceu com você, uma situação em que acreditou que deveria ter uma ereção e não conseguiu? EXPECTATIVAS, EREÇÕES E MASSAGEM TÂNTRICA...
Houve um momento em minha jornada tântrica em que percebi o quão importante é entender e integrar a polaridade masculina e feminina.Mesmo...
Veja todos

Eventos com data marcada

maio 2024 São Paulo (Capital) SP
maio 2024 Santos SP
maio 2024 Guarujá SP
  • 24 a 26 maio 2024
  • Solteiros e casais
  • sexta 8h a domingo 18h
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 25 a 26 maio 2024
  • Exclusivo para Mulheres
  • Comunna
  • sábado 9h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
maio 2024 Itapeva MG
  • 30 mai a 2 junho 2024
  • Comunna
  • quinta 16h a domingo 16h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 8 a 9 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 19h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Caxias do Sul RS
  • 15 a 16 junho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Brasilia DF
junho 2024 Itapeva MG
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 1 jul a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Goiânia GO
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 4 a 25 setembro 2024
  • Spaco TantraNana
  • quarta 19h a quarta-feira 22h30
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
setembro 2024 Itapeva MG
  • 27 a 29 setembro 2024
  • Turma Extensiva - Módulo 3
  • Comunna
  • sexta 19h a domingo 15h30
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
dezembro 2024 Itapeva MG