Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!
publicado por Atimoda (Thiago Soares)
Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal, existem muitas pessoas que já ouviram falar sobre o assunto, mas se depararam com informações superficiais.
Entretanto, o interesse em aprender mais sobre o crescimento espiritual está sempre em alta. Todos enfrentamos inúmeros obstáculos e desafios no dia a dia, então é válido encontrar uma prática que nos permite alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
Nesse sentido, vamos te explicar um pouco mais sobre essa técnica, quem pode praticá-la e como fazer isso. Acompanhe a seguir!
Afinal, o que é Kundalini?
Kundalini representa uma energia criadora que, quando ativada, flui para o Universo, unificando o Céu a Terra o Yin e Yang. Práticas voltadas para o desenvolvimento energético e espiritual existem desde os tempos antigos do Egito e da Índia.
Foi somente depois do século XX que o conceito chegou ao ocidente, por Yogi Bhajan. O termo deriva-se do sânscrito antigo, que significa “enrolada como uma cobra”. Refere-se à energia feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.
Segundo a prática, todos possuímos essa energia, mas se encontra adormecida no Múládhára, o chakra básico. Para despertá-lo, é necessário realizar um ritual que envolve o desbloqueio dos 7 chakras. Somente assim é que a energia fluirá livremente.
Quem deve despertar a Kundalini?
Caso você deseje ampliar sua conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini é a técnica certa.
Afinal, ela promove uma expansão da consciência, aumentando sua percepção sobre si mesmo. Por isso, também é popularmente conhecida como “yoga da consciência”.
Sendo assim, o método pode ser praticado tanto por quem está começando a explorar as práticas, quanto por quem já é mais experiente. Seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa; basta se dedicar, ter paciência e constância para atingir os resultados.
Além disso, pessoas idosas também estão liberadas para experimentar o Kundalini. As posições e exercícios da técnica melhoram a flexibilidade, combatem a depressão e proporcionam outras vantagens para a saúde do corpo e da mente.
Como despertar a Kundalini?
Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é a técnica, vamos te mostrar a prática do Kundalini, como ativar e despertar. Para liberar a energia adormecida, é necessário realizar o Kundalini Yoga.
Dessa forma, conseguirá despertar a energia, permitindo que ela percorra sua coluna vertebral, seguindo os 7 chakras. A técnica reúne posturas, mantras, mudras, meditações e outras ferramentas básicas do yoga.
Também existem outras maneiras de ativar a energia Kundalini. Confira algumas abaixo.
Respiração
Reserve algum tempo do seu dia para praticar técnicas de respiração. Você pode utilizar as práticas do yoga, da meditação ou do pronunciamento dos Sons Sagrados para exercer a respiração consciente. Isso também ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.
Alimentação
Não é de hoje que sabemos o quanto a alimentação afeta nossas emoções. Tudo o que consumimos diariamente se relaciona com o modo como levamos a vida.
Nesse sentido, prefira manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar ao máximo os processados e industrializados.
Auto-observação
Para obter êxito no processo de expansão da mente, é indispensável praticar a auto-observação. Procure se concentrar em cada momento do seu dia a dia, vivendo com mais presença e consciência.
Busque filtrar informações e sentimentos absorvidos, por meio dos 5 sentidos. Mensagens densas, pesadas e agressivas impactam negativamente os chakras, os deixando ainda mais bloqueados.
Equilíbrio entre corpo e mente
Manter o corpo e mente em equilíbrio parece um conceito abstrato e dificilmente atingível. Contudo, a melhor forma de chegar mais perto dessa harmonia consiste na mudança de simples hábitos.
Praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é o primeiro passo. Seu corpo é o veículo da sua alma, por isso merece todo o cuidado. Então, busque atividades que gosta de praticar, como caminhada, alongamento, corrida etc.
Além do corpo, clarear a mente também não requer muito esforço quanto parece. Você gosta de ouvir música? Esse hábito tem o poder de acalmar os pensamentos, relaxar o corpo e transformar o humor.
As frequências musicais facilitam o processo de relaxamento e concentração.
O que ocorre quando a Kundalini é ativado?
Muito se fala sobre o despertar do Kundalini ser perigoso, quando isso acontece inconscientemente. Porém, essa é uma crença incorreta, pois, para ativá-lo, é necessário disciplina, devoção, responsabilidade e paciência.
Quando um indivíduo libera o Kundalini, desperta um fluxo de energia, bastante semelhante à Serpente Flamífera — começa no chakra básico, no início da coluna vertebral, passando pelo cóccix e subindo pela medula espinhal.
Essa energia percorre cada um dos 6 chakras restantes, que são o Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara. Assim que o Kundalin passa por cada um deles, sua respectiva característica é ativada:
Múládhára (chakra básico): conexão com a Terra;
Swádhisthána (segundo chakra): sexualidade e alegria;
Manipura (terceiro chakra): emoção e poder;
Anáhata (quarto chakra): sentimentos;
Vishuddha (quinto chakra): comunicação e criatividade;
Ájña (sexto chakra): intelecto e intuição.
Saháshara (sétimo chakra): conexão com o divino.
Assim que a energia chega ao último chakra, o indivíduo vivencia uma experiência de iluminação e autorrealização, devido à ativação da glândula pineal.
Benefícios da Kundalini
Conforme dissemos logo acima, existem inúmeros benefícios de realizar práticas para liberar a energia Kundalini, como exemplificamos com a técnica do Kundalini Yoga.
Quando ela é liberada, podemos alcançar nosso melhor potencial, o que nos proporciona uma vida mais plena e equilibrada. Os principais benefícios são:
autoconhecimento;
corpo e mente em equilíbrio;
musculatura fortalecida;
respiração eficiente;
alívio na ansiedade e estresse;
melhora na concentração;
aumento da vitalidade.
redução dos maus hábitos;
elevação da consciência.
Qual a relação da Kundalini e do Tantra?
Além de conseguir liberar a energia Kundalini por meio de práticas de yoga, você também pode despertá-la por meio das técnicas do Tantra Sexual. No Tantra, essa energia é chamada de Mulher Interior.
Como o Tantra trabalha na expansão das energias sexuais — prolongando as sensações de prazer, fazendo com que sejam experimentadas por todo o corpo, não apenas na região íntima — também influenciam na ativação do Kundalini.
Essa técnica consiste na canalização, ativação e liberação da vitalidade. Portanto, nesse contexto, o despertar da Mulher Interior ocorre com a vitalização dos chakras e a união mística. Esse despertar promove a união com a consciência de Shiva.
Tire suas dúvidas sobre Massagem Tântrica e encontre um terapeuta filiado!
Conclusão
Conforme citamos mais acima, o despertar do Kundalini não acontece da noite para o dia. É necessário paciência, constância, concentração e disciplina.
Mesmo que as técnicas necessárias para a liberação dessa energia sejam simples, é preciso dedicação do indivíduo para alcançar a conexão do com o divino.
Fale com um terapeuta tântrico
Prem Meera
- Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
- Goiânia
- São Paulo (Capital)
Adabha Prem
- Expanda sua capacidade orgástica e viva em sua potência máxima através do autoconhecimento e da re-educação sensorial!
- Recife
Champaka Prem
- Guio almas na jornada do autoconhecimento e do despertar espiritual, por meio da Terapia Tântrica Sagrada e do Renascimento.
- Recife
- Natal
- João Pessoa + 3 cidades
Prem Ashok
- Terapeuta NeoTantrico metodo Deva Nishok e Terapeuta Holístico e de práticas Integrativas
- ABC Paulista
- São Paulo (Capital)
- Brooklin, São Paulo + 3 cidades
Julio Marques(Ganga)
- "Ama e faz o que queres" Santo Agostinho
- Campo Grande
Evandro Palma
- Há 17 anos , atuando como especialista no Desenvolvimento de Mulheres e Reconexão de Casais . Formado em Psicologia, é Terapeuta [..]
- São Paulo (Capital)
Amara
- "A chave para a transformação está em nos permitir sentir, e nesse espaço de vulnerabilidade, encontramos nosso verdadeiro eu."
- São Paulo (Capital)
- Campinas
- Vila Mariana
Ágatha Faria
- Conecte com a sua essência!! Tântra - Espiritualidade - Despertar- Curso Livre de Massagem Tântrica
- São Paulo (Capital)
- Itacaré
- Serra Grande + 4 cidades
Júlia Eduardo
- Acreditamos na potência do tantra para os relacionamentos. Descubra mais prazer, mais entrega e mais amor entre vocês.
- São Paulo (Capital)
- Campinas
Jessica Gomez
- Apaixone-se por si mesmo, descubra o êxtase a cada dia e conecte-se de forma integral com seu corpo através do sentir.
- Americana
- São Paulo (Capital)
Tami Bhavani
- Minha paixão é guiar você na emocionante jornada de redescobrir e abraçar sua sexualidade através do prazer com o seu corpo.
- Belo Horizonte (BH)
Prem Aditi (Olga)
- Formada em Medicina, é Terapeuta Corporal e Renascedora, com formação pela Comunna Metamorfose. Utiliza o Método Deva Nishok de Massagem [..]
- Lauro de Freitas
- Salvador
- Recife + 2 cidades
Christian Cunha
- Somos o que respiramos e respiramos o que somos. São suas crenças que definem e moldam seu destino, sua genética e seu DNA
- Recife
Victoria
- O melhor encontro que podemos ter, é com quem viemos ser.
- São Paulo (Capital)
Amita Bholi
- Sou Bholi, Terapeuta Tântrica e da Sexualidade consciente.
- Rio de Janeiro
- Icaraí
- Icaraí + 6 cidades
Caroline Pepper
- A chave para conhecer as sensações do nosso corpo está na habilidade de tocar e ser tocado com presença.
- São Paulo (Capital)
- Vila Madalena
- Chacara Klabin + 5 cidades