Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

publicado por

Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal, existem muitas pessoas que já ouviram falar sobre o assunto, mas se depararam com informações superficiais.

Entretanto, o interesse em aprender mais sobre o crescimento espiritual está sempre em alta. Todos enfrentamos inúmeros obstáculos e desafios no dia a dia, então é válido encontrar uma prática que nos permite alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Nesse sentido, vamos te explicar um pouco mais sobre essa técnica, quem pode praticá-la e como fazer isso. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é Kundalini?

Kundalini representa uma energia criadora que, quando ativada, flui para o Universo, unificando o Céu a Terra o Yin e Yang. Práticas voltadas para o desenvolvimento energético e espiritual existem desde os tempos antigos do Egito e da Índia.

Foi somente depois do século XX que o conceito chegou ao ocidente, por Yogi Bhajan. O termo deriva-se do sânscrito antigo, que significa “enrolada como uma cobra”. Refere-se à energia feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.

Segundo a prática, todos possuímos essa energia, mas se encontra adormecida no Múládhára, o chakra básico. Para despertá-lo, é necessário realizar um ritual que envolve o desbloqueio dos 7 chakras. Somente assim é que a energia fluirá livremente.

Quem deve despertar a Kundalini?

Caso você deseje ampliar sua conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini é a técnica certa.

Afinal, ela promove uma expansão da consciência, aumentando sua percepção sobre si mesmo. Por isso, também é popularmente conhecida como “yoga da consciência”.

Sendo assim, o método pode ser praticado tanto por quem está começando a explorar as práticas, quanto por quem já é mais experiente. Seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa; basta se dedicar, ter paciência e constância para atingir os resultados.

Além disso, pessoas idosas também estão liberadas para experimentar o Kundalini. As posições e exercícios da técnica melhoram a flexibilidade, combatem a depressão e proporcionam outras vantagens para a saúde do corpo e da mente.

Como despertar a Kundalini?

Como despertar o Kundalini

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é a técnica, vamos te mostrar a prática do Kundalini, como ativar e despertar. Para liberar a energia adormecida, é necessário realizar o Kundalini Yoga.

Dessa forma, conseguirá despertar a energia, permitindo que ela percorra sua coluna vertebral, seguindo os 7 chakras. A técnica reúne posturas, mantras, mudras, meditações e outras ferramentas básicas do yoga.

Também existem outras maneiras de ativar a energia Kundalini. Confira algumas abaixo.

Respiração

Reserve algum tempo do seu dia para praticar técnicas de respiração. Você pode utilizar as práticas do yoga, da meditação ou do pronunciamento dos Sons Sagrados para exercer a respiração consciente. Isso também ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.

Alimentação

Não é de hoje que sabemos o quanto a alimentação afeta nossas emoções. Tudo o que consumimos diariamente se relaciona com o modo como levamos a vida.

Nesse sentido, prefira manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar ao máximo os processados e industrializados.

Auto-observação

Para obter êxito no processo de expansão da mente, é indispensável praticar a auto-observação. Procure se concentrar em cada momento do seu dia a dia, vivendo com mais presença e consciência.

Busque filtrar informações e sentimentos absorvidos, por meio dos 5 sentidos. Mensagens densas, pesadas e agressivas impactam negativamente os chakras, os deixando ainda mais bloqueados.

Equilíbrio entre corpo e mente

Manter o corpo e mente em equilíbrio parece um conceito abstrato e dificilmente atingível. Contudo, a melhor forma de chegar mais perto dessa harmonia consiste na mudança de simples hábitos.

Praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é o primeiro passo. Seu corpo é o veículo da sua alma, por isso merece todo o cuidado. Então, busque atividades que gosta de praticar, como caminhada, alongamento, corrida etc.

Além do corpo, clarear a mente também não requer muito esforço quanto parece. Você gosta de ouvir música? Esse hábito tem o poder de acalmar os pensamentos, relaxar o corpo e transformar o humor.

As frequências musicais facilitam o processo de relaxamento e concentração.

O que ocorre quando a Kundalini é ativado?

Muito se fala sobre o despertar do Kundalini ser perigoso, quando isso acontece inconscientemente. Porém, essa é uma crença incorreta, pois, para ativá-lo, é necessário disciplina, devoção, responsabilidade e paciência.

Quando um indivíduo libera o Kundalini, desperta um fluxo de energia, bastante semelhante à Serpente Flamífera — começa no chakra básico, no início da coluna vertebral, passando pelo cóccix e subindo pela medula espinhal.

Essa energia percorre cada um dos 6 chakras restantes, que são o Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara. Assim que o Kundalin passa por cada um deles, sua respectiva característica é ativada:

Assim que a energia chega ao último chakra, o indivíduo vivencia uma experiência de iluminação e autorrealização, devido à ativação da glândula pineal.

Benefícios da Kundalini

Conforme dissemos logo acima, existem inúmeros benefícios de realizar práticas para liberar a energia Kundalini, como exemplificamos com a técnica do Kundalini Yoga.

Quando ela é liberada, podemos alcançar nosso melhor potencial, o que nos proporciona uma vida mais plena e equilibrada. Os principais benefícios são:

Qual a relação da Kundalini e do Tantra?

Kundalini e Tantra

Além de conseguir liberar a energia Kundalini por meio de práticas de yoga, você também pode despertá-la por meio das técnicas do Tantra Sexual. No Tantra, essa energia é chamada de Mulher Interior.

Como o Tantra trabalha na expansão das energias sexuais — prolongando as sensações de prazer, fazendo com que sejam experimentadas por todo o corpo, não apenas na região íntima — também influenciam na ativação do Kundalini.

Essa técnica consiste na canalização, ativação e liberação da vitalidade. Portanto, nesse contexto, o despertar da Mulher Interior ocorre com a vitalização dos chakras e a união mística. Esse despertar promove a união com a consciência de Shiva.

Tire suas dúvidas sobre Massagem Tântrica e encontre um terapeuta filiado!

Conclusão

Conforme citamos mais acima, o despertar do Kundalini não acontece da noite para o dia. É necessário paciência, constância, concentração e disciplina.

Mesmo que as técnicas necessárias para a liberação dessa energia sejam simples, é preciso dedicação do indivíduo para alcançar a conexão do com o divino.


Atimoda (Thiago Soares)
Tô descolado o suficiente? Bem-vindo ao nosso mundo, com cara de bonzinho e um pouco malvadão. E vice-versa =)

Veja o perfil completo

Outras reflexões para você

O Tantra é chamado de caminho da transformação do desejo, tendo como objetivo principal se tornar mais íntegro e completo, e o Sagrado...
Nas páginas 19 e 20 do livro Aprendendo a silenciar a mente, o Osho diz: “O que é a meditação? É uma técnica que pode ser praticada? É um...
Também chamada de candidíase recorrente é definida quando a mulher apresenta 4 ou mais episódios da infecção em um período de 12 meses. A...
Muito se fala sobre o processo do Orgasmo no Tantra. Apesar de ser um Filosofia Comportamental vasta e tomar forma em todos os aspectos da...
Se o corpo foi proibido de ser olhado, de ser tocado, de ser venerado, automaticamente fomos proibidos de evoluir, de sentir tudo que nele...
A floralterapia é um recurso terapêutico que utiliza essências derivadas, principalmente de flores que atuam em quadros diversos, físicos e...
Foram inúmeras as vezes que atendi pessoas, tanto homens quanto mulheres, com queda do desejo sexual ou dificuldade de ter prazer,...
Trata-se de um transtorno sexual que se caracteriza pela sensação de dor durante o sexo. Dor essa, que provoca sofrimento ou dificuldade...
“Os hormônios são anatomia líquida, são derramamentos que convertem crianças em adultos.”...
Quando penso em desconstruir crenças limitantes não consigo pensar em nada mais poderoso do que o tantra, A prática tântrica aponta na...
A vida faz mais sentido quando temos alguma motivação, pode ser algo grande ou pequeno, pois o que nos move só a gente mesmo pode mensurar...
Eu fiz uma breve leitura pelo Google e me deparei com algumas matérias, em sua maioria as mulheres relatam que preferem pênis maiores, mas...
É muito comum que tenhamos sido criadas de uma forma repressora devido ao nosso histórico cultural, que tenhamos acumulado culpas, tabus,...
Auto soberania em sua forma mais profunda e simples significa viver de sua própria essência. É um estado de vida com autenticidade e poder....
Dê uma boa olhada pela sua janela antes de tomar seus próximos passos do dia. Independentemente de onde estejas, olhe pela janela do...
Quando você faz trabalhos com você mesma de autoconhecimento corporal, autoprazer, meditações ativas para liberar suas emoções, você fica...
Venho observando muitas pessoas com dúvidas sobre Energia Sexual. Algumas perguntas dos homens sobre a energia sexual das mulheres e sobre...
Estamos muito distantes dos tempos em que a Igreja Católica Apostólica Romana permitia relações sexuais apenas aos casados,...
Num artigo anterior mensuro a importância e nascimento do corpo e como ele permeia o nascimento e a constituição do psiquismo, e como esse...
Este discurso é um marco na obra do Osho, pois foi quando ele pela primeira vez teve suas palavras gravadas e depois publicadas. Este...
Quer você queira ou não ... os relacionamentos desempenham um papel importante na vida de todo ser humano, desde a origem dos tempos....
A gente vai vivendo e naturalizando coisas que não são naturais. Muitas vezes já não conseguimos perceber o quanto há de violência ao nosso...
Veja todos

Receba novas reflexões por email...