Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

publicado por

Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal, existem muitas pessoas que já ouviram falar sobre o assunto, mas se depararam com informações superficiais.

Entretanto, o interesse em aprender mais sobre o crescimento espiritual está sempre em alta. Todos enfrentamos inúmeros obstáculos e desafios no dia a dia, então é válido encontrar uma prática que nos permite alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Nesse sentido, vamos te explicar um pouco mais sobre essa técnica, quem pode praticá-la e como fazer isso. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é Kundalini?

Kundalini representa uma energia criadora que, quando ativada, flui para o Universo, unificando o Céu a Terra o Yin e Yang. Práticas voltadas para o desenvolvimento energético e espiritual existem desde os tempos antigos do Egito e da Índia.

Foi somente depois do século XX que o conceito chegou ao ocidente, por Yogi Bhajan. O termo deriva-se do sânscrito antigo, que significa “enrolada como uma cobra”. Refere-se à energia feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.

Segundo a prática, todos possuímos essa energia, mas se encontra adormecida no Múládhára, o chakra básico. Para despertá-lo, é necessário realizar um ritual que envolve o desbloqueio dos 7 chakras. Somente assim é que a energia fluirá livremente.

Quem deve despertar a Kundalini?

Caso você deseje ampliar sua conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini é a técnica certa.

Afinal, ela promove uma expansão da consciência, aumentando sua percepção sobre si mesmo. Por isso, também é popularmente conhecida como “yoga da consciência”.

Sendo assim, o método pode ser praticado tanto por quem está começando a explorar as práticas, quanto por quem já é mais experiente. Seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa; basta se dedicar, ter paciência e constância para atingir os resultados.

Além disso, pessoas idosas também estão liberadas para experimentar o Kundalini. As posições e exercícios da técnica melhoram a flexibilidade, combatem a depressão e proporcionam outras vantagens para a saúde do corpo e da mente.

Como despertar a Kundalini?

Como despertar o Kundalini

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é a técnica, vamos te mostrar a prática do Kundalini, como ativar e despertar. Para liberar a energia adormecida, é necessário realizar o Kundalini Yoga.

Dessa forma, conseguirá despertar a energia, permitindo que ela percorra sua coluna vertebral, seguindo os 7 chakras. A técnica reúne posturas, mantras, mudras, meditações e outras ferramentas básicas do yoga.

Também existem outras maneiras de ativar a energia Kundalini. Confira algumas abaixo.

Respiração

Reserve algum tempo do seu dia para praticar técnicas de respiração. Você pode utilizar as práticas do yoga, da meditação ou do pronunciamento dos Sons Sagrados para exercer a respiração consciente. Isso também ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.

Alimentação

Não é de hoje que sabemos o quanto a alimentação afeta nossas emoções. Tudo o que consumimos diariamente se relaciona com o modo como levamos a vida.

Nesse sentido, prefira manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar ao máximo os processados e industrializados.

Auto-observação

Para obter êxito no processo de expansão da mente, é indispensável praticar a auto-observação. Procure se concentrar em cada momento do seu dia a dia, vivendo com mais presença e consciência.

Busque filtrar informações e sentimentos absorvidos, por meio dos 5 sentidos. Mensagens densas, pesadas e agressivas impactam negativamente os chakras, os deixando ainda mais bloqueados.

Equilíbrio entre corpo e mente

Manter o corpo e mente em equilíbrio parece um conceito abstrato e dificilmente atingível. Contudo, a melhor forma de chegar mais perto dessa harmonia consiste na mudança de simples hábitos.

Praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é o primeiro passo. Seu corpo é o veículo da sua alma, por isso merece todo o cuidado. Então, busque atividades que gosta de praticar, como caminhada, alongamento, corrida etc.

Além do corpo, clarear a mente também não requer muito esforço quanto parece. Você gosta de ouvir música? Esse hábito tem o poder de acalmar os pensamentos, relaxar o corpo e transformar o humor.

As frequências musicais facilitam o processo de relaxamento e concentração.

O que ocorre quando a Kundalini é ativado?

Muito se fala sobre o despertar do Kundalini ser perigoso, quando isso acontece inconscientemente. Porém, essa é uma crença incorreta, pois, para ativá-lo, é necessário disciplina, devoção, responsabilidade e paciência.

Quando um indivíduo libera o Kundalini, desperta um fluxo de energia, bastante semelhante à Serpente Flamífera — começa no chakra básico, no início da coluna vertebral, passando pelo cóccix e subindo pela medula espinhal.

Essa energia percorre cada um dos 6 chakras restantes, que são o Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara. Assim que o Kundalin passa por cada um deles, sua respectiva característica é ativada:

Assim que a energia chega ao último chakra, o indivíduo vivencia uma experiência de iluminação e autorrealização, devido à ativação da glândula pineal.

Benefícios da Kundalini

Conforme dissemos logo acima, existem inúmeros benefícios de realizar práticas para liberar a energia Kundalini, como exemplificamos com a técnica do Kundalini Yoga.

Quando ela é liberada, podemos alcançar nosso melhor potencial, o que nos proporciona uma vida mais plena e equilibrada. Os principais benefícios são:

Qual a relação da Kundalini e do Tantra?

Kundalini e Tantra

Além de conseguir liberar a energia Kundalini por meio de práticas de yoga, você também pode despertá-la por meio das técnicas do Tantra Sexual. No Tantra, essa energia é chamada de Mulher Interior.

Como o Tantra trabalha na expansão das energias sexuais — prolongando as sensações de prazer, fazendo com que sejam experimentadas por todo o corpo, não apenas na região íntima — também influenciam na ativação do Kundalini.

Essa técnica consiste na canalização, ativação e liberação da vitalidade. Portanto, nesse contexto, o despertar da Mulher Interior ocorre com a vitalização dos chakras e a união mística. Esse despertar promove a união com a consciência de Shiva.

Tire suas dúvidas sobre Massagem Tântrica e encontre um terapeuta filiado!

Conclusão

Conforme citamos mais acima, o despertar do Kundalini não acontece da noite para o dia. É necessário paciência, constância, concentração e disciplina.

Mesmo que as técnicas necessárias para a liberação dessa energia sejam simples, é preciso dedicação do indivíduo para alcançar a conexão do com o divino.


Atimoda (Thiago Soares)
Criei a RedeMetamorfose.org pra ser um lugar seguro para troca de informações, atividades e artes em torno do Tantra.Espero que você tire muito proveito dessa jornada de Tantras :) 

Veja o perfil completo

Fale com um terapeuta tântrico

Puja Puran

Puja Puran

Ivy

Ivy

Prem Hamido (Daniel)

Prem Hamido (Daniel)

Fabi Prema Advita

Fabi Prema Advita

Verônica Ananda

Verônica Ananda

Prem Gaya

Prem Gaya

Devi (Manoela Freitas)

Devi (Manoela Freitas)

Agni Maharani (Tina)

Agni Maharani (Tina)

Raje Vidya

Raje Vidya

Pagal Leonardo

Pagal Leonardo

Prem Apoorva

Prem Apoorva

KIMAYA

KIMAYA

 Paula

Paula

  • Especialista em autoconhecimento e desenvolvimento humano, passou pelas principais escolas de Tantra do Brasil.
  • Campinas
  • Perfil Completo

Deva Abigyt (Fabiana)

Deva Abigyt (Fabiana)

Bodh Prem

Bodh Prem

Madhavi Devagni

Madhavi Devagni




Outras reflexões

Como é a nudez pra você? A sua própria e a das outras pessoas? Acha belo? Vulgar? Te incomoda ou de fascina de alguma forma? Há quem se...
Certa vez, em uma aula de Biodanza de um facilitador que eu admiro muito, ele nos convidou a olharmos com honestidade para nosso interior e...
Isso é a pergunta que varias pessoas fazem, e devido a muitos atenderem sem uma formação completa, gera uma visão distorcida do nosso...
Os homens têm mais centros de prazer do que se imagina. Além das áreas obviamente sensíveis, existem várias outras zonas mais erógenas, que...
Pensando em contribuir com informação resolvi escrever esse texto. De forma alguma sugiro reprimir um hábito saudável para o nosso corpo....
Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal,...
Desde criança não somos ensinados a lidar com as nossas emoções, temos como exemplo os adultos. Através da ótica da criança, o adulto é...
Os bloqueios emocionais na Terapia Corporal são considerados memórias reprimidas de conflitos internos adquiridos ao longo da vida e que...
Você sabia que não há problema algum praticar relação sexual menstruada? Há mulheres que preferem esse período, algumas ficam com a libido...
Todos passamos por épocas em que nos odiamos, não gostamos muito do nosso corpo e muito menos temos consciência a respeito da nossa...
Uma vez, não me lembro ao certo quem, nem onde, alguém propôs que como exercício de autoconhecimento, fizéssemos uma fofoca sobre nós...
Veja todos

Eventos com data marcada

junho 2024 Vila Mariana SP
  • 10 a 16 junho 2024
  • Espaço Junior Terapeuta - Vila Mariana
  • segunda 8h a domingo 20h
  • Perfil de Junior TerapeutaJunior Saiba +
junho 2024 Itapeva MG
  • 14 a 16 junho 2024
  • Nível Avançado - Pré-requisito: Ter participado de alguma edição da Delerium
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 17h
  • Perfil de Shantideva (Osmar)Shantideva Perfil de Antar PremaliPremali Saiba +
junho 2024 Garopaba SC
junho 2024 Brasilia DF
junho 2024 Goiânia GO
junho 2024 Itapeva MG
junho 2024 Vila Madalena SP
junho 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 23 junho 2024
  • Espaço Shiva Shakti
  • domingo 8h30 às 18h30
  • Perfil de Verônica AnandaAnanda Saiba +
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Goiânia GO
julho 2024 Caxias do Sul RS
  • 13 a 14 julho 2024
  • Espaço Gaya
  • sábado 8h a domingo 18h
  • Perfil de Prem Gaya (Melissa Bittencourt)Gaya Saiba +
julho 2024 Vila Madalena SP
  • 13 a 14 julho 2024
  • Arte do Toque
  • sábado 9h a domingo 17h
  • Perfil de Kareem RodriguesKáarem Saiba +
julho 2024 Rio de Janeiro RJ
julho 2024 Itapeva MG
julho 2024 Vila Mariana SP
julho 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
  • 5 a 14 agosto 2024
  • segunda 18h a quarta-feira 20h
  • Perfil de Nana TantraNana Saiba +
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 São Paulo (Capital) SP
agosto 2024 Itapeva MG
  • 16 a 18 agosto 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 15h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
agosto 2024 Itapeva MG
setembro 2024 São Paulo (Capital) SP
setembro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 Itapeva MG
outubro 2024 São Paulo (Capital) SP
outubro 2024 Itapeva MG
  • 18 a 20 outubro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 19h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
novembro 2024 Itapeva MG
novembro 2024 Itapeva MG
  • 14 a 17 novembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • quinta 17h a domingo 15h
  • Perfil de Deva NishokNishok Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG
  • 6 a 8 dezembro 2024
  • Comunna Metamorfose
  • sexta 20h a domingo 16h
  • Perfil de Surya SangeetaSangeeta Saiba +
dezembro 2024 Itapeva MG