Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

publicado por

Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal, existem muitas pessoas que já ouviram falar sobre o assunto, mas se depararam com informações superficiais.

Entretanto, o interesse em aprender mais sobre o crescimento espiritual está sempre em alta. Todos enfrentamos inúmeros obstáculos e desafios no dia a dia, então é válido encontrar uma prática que nos permite alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Nesse sentido, vamos te explicar um pouco mais sobre essa técnica, quem pode praticá-la e como fazer isso. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é Kundalini?

Kundalini representa uma energia criadora que, quando ativada, flui para o Universo, unificando o Céu a Terra o Yin e Yang. Práticas voltadas para o desenvolvimento energético e espiritual existem desde os tempos antigos do Egito e da Índia.

Foi somente depois do século XX que o conceito chegou ao ocidente, por Yogi Bhajan. O termo deriva-se do sânscrito antigo, que significa “enrolada como uma cobra”. Refere-se à energia feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.

Segundo a prática, todos possuímos essa energia, mas se encontra adormecida no Múládhára, o chakra básico. Para despertá-lo, é necessário realizar um ritual que envolve o desbloqueio dos 7 chakras. Somente assim é que a energia fluirá livremente.

Quem deve despertar a Kundalini?

Caso você deseje ampliar sua conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini é a técnica certa.

Afinal, ela promove uma expansão da consciência, aumentando sua percepção sobre si mesmo. Por isso, também é popularmente conhecida como “yoga da consciência”.

Sendo assim, o método pode ser praticado tanto por quem está começando a explorar as práticas, quanto por quem já é mais experiente. Seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa; basta se dedicar, ter paciência e constância para atingir os resultados.

Além disso, pessoas idosas também estão liberadas para experimentar o Kundalini. As posições e exercícios da técnica melhoram a flexibilidade, combatem a depressão e proporcionam outras vantagens para a saúde do corpo e da mente.

Como despertar a Kundalini?

Como despertar o Kundalini

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é a técnica, vamos te mostrar a prática do Kundalini, como ativar e despertar. Para liberar a energia adormecida, é necessário realizar o Kundalini Yoga.

Dessa forma, conseguirá despertar a energia, permitindo que ela percorra sua coluna vertebral, seguindo os 7 chakras. A técnica reúne posturas, mantras, mudras, meditações e outras ferramentas básicas do yoga.

Também existem outras maneiras de ativar a energia Kundalini. Confira algumas abaixo.

Respiração

Reserve algum tempo do seu dia para praticar técnicas de respiração. Você pode utilizar as práticas do yoga, da meditação ou do pronunciamento dos Sons Sagrados para exercer a respiração consciente. Isso também ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.

Alimentação

Não é de hoje que sabemos o quanto a alimentação afeta nossas emoções. Tudo o que consumimos diariamente se relaciona com o modo como levamos a vida.

Nesse sentido, prefira manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar ao máximo os processados e industrializados.

Auto-observação

Para obter êxito no processo de expansão da mente, é indispensável praticar a auto-observação. Procure se concentrar em cada momento do seu dia a dia, vivendo com mais presença e consciência.

Busque filtrar informações e sentimentos absorvidos, por meio dos 5 sentidos. Mensagens densas, pesadas e agressivas impactam negativamente os chakras, os deixando ainda mais bloqueados.

Equilíbrio entre corpo e mente

Manter o corpo e mente em equilíbrio parece um conceito abstrato e dificilmente atingível. Contudo, a melhor forma de chegar mais perto dessa harmonia consiste na mudança de simples hábitos.

Praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é o primeiro passo. Seu corpo é o veículo da sua alma, por isso merece todo o cuidado. Então, busque atividades que gosta de praticar, como caminhada, alongamento, corrida etc.

Além do corpo, clarear a mente também não requer muito esforço quanto parece. Você gosta de ouvir música? Esse hábito tem o poder de acalmar os pensamentos, relaxar o corpo e transformar o humor.

As frequências musicais facilitam o processo de relaxamento e concentração.

O que ocorre quando a Kundalini é ativado?

Muito se fala sobre o despertar do Kundalini ser perigoso, quando isso acontece inconscientemente. Porém, essa é uma crença incorreta, pois, para ativá-lo, é necessário disciplina, devoção, responsabilidade e paciência.

Quando um indivíduo libera o Kundalini, desperta um fluxo de energia, bastante semelhante à Serpente Flamífera — começa no chakra básico, no início da coluna vertebral, passando pelo cóccix e subindo pela medula espinhal.

Essa energia percorre cada um dos 6 chakras restantes, que são o Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara. Assim que o Kundalin passa por cada um deles, sua respectiva característica é ativada:

Assim que a energia chega ao último chakra, o indivíduo vivencia uma experiência de iluminação e autorrealização, devido à ativação da glândula pineal.

Benefícios da Kundalini

Conforme dissemos logo acima, existem inúmeros benefícios de realizar práticas para liberar a energia Kundalini, como exemplificamos com a técnica do Kundalini Yoga.

Quando ela é liberada, podemos alcançar nosso melhor potencial, o que nos proporciona uma vida mais plena e equilibrada. Os principais benefícios são:

Qual a relação da Kundalini e do Tantra?

Kundalini e Tantra

Além de conseguir liberar a energia Kundalini por meio de práticas de yoga, você também pode despertá-la por meio das técnicas do Tantra Sexual. No Tantra, essa energia é chamada de Mulher Interior.

Como o Tantra trabalha na expansão das energias sexuais — prolongando as sensações de prazer, fazendo com que sejam experimentadas por todo o corpo, não apenas na região íntima — também influenciam na ativação do Kundalini.

Essa técnica consiste na canalização, ativação e liberação da vitalidade. Portanto, nesse contexto, o despertar da Mulher Interior ocorre com a vitalização dos chakras e a união mística. Esse despertar promove a união com a consciência de Shiva.

Tire suas dúvidas sobre Massagem Tântrica e encontre um terapeuta filiado!

Conclusão

Conforme citamos mais acima, o despertar do Kundalini não acontece da noite para o dia. É necessário paciência, constância, concentração e disciplina.

Mesmo que as técnicas necessárias para a liberação dessa energia sejam simples, é preciso dedicação do indivíduo para alcançar a conexão do com o divino.


Outras reflexões para você

Quando duas pessoas se conhecem, se apaixonam e escolhem o casamento pra coroar uma relação é lindo. É o ápice de uma relação. Mas...
Você já ouviu falar na massagem Lingam? Essa é uma das mais célebres práticas do Tantrismo e já ajudou milhares de homens a terem uma vida...
Cada ser humano tem uma obra prima a oferecer para a humanidade, para o universo, que é a sua própria vocação. Todos nós somos filhos e...
Salve, Thiago de novo trazendo reflexões sobre o universo das Práticas de Intimidade Consciente para homens. As antigas escrituras...
Estamos muito distantes dos tempos em que a Igreja Católica Apostólica Romana permitia relações sexuais apenas aos casados,...
Você se preocupa com o que poderá encontrar, quando for para sua sessão de massagem tântrica? O que você deseja é relaxar e curtir a...
É uma técnica criada e desenvolvida pelo alemão Berth Hellinger(psicólogo) em 1992. Tem como objetivo trazer questões do inconsciente para...
Nesta lista, vou te mostrar 7 vilões que atrapalham um orgasmo de qualidade. Vencer essas dificuldades, pode proporcionar uma vida sexual...
Ser bom e feliz, pode significar diversas coisas para outras pessoas. Para alguns de nós, ser bom e feliz é algo baseado em uma bússola...
Problema que atinge 1 em cada 4 brasileiros. A condição se instala a fatores físicos e psicológicos. É considerado uma ejaculação precoce...
Estamos todos, ou quase todos, em quarentena, num processo de reclusão social e interiorização, ou pelo menos deveríamos estar, certo? E...
Uma queixa comum entre as mulheres, que buscam a terapia tântrica, é a dificuldade em ter um orgasmo vaginal. Para muitas, este tipo de...
O estresse é algo positivo quando acessamos por tempo determinado. O problema é quando esse estado permanece e não é liberado... Por...
No artigo anterior, falamos sobre campos intrusos chamados obsessivos. Com muita frequência, tenho acompanhado a destruição que isso pode...
Que o momento é desafiador, isso todos nós sabemos. Mas você alguma vez já refletiu sobre o propósito de você estar vivo neste aqui e...
Veja todos

Receba novas reflexões por email...