Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

Kundalini: descubra agora o que é e qual sua relação com o tantra!

publicado por

Você conhece o Kundalini? Mesmo que o termo não lhe seja estranho, é provável que esteja pouco familiarizado com seu conceito. Afinal, existem muitas pessoas que já ouviram falar sobre o assunto, mas se depararam com informações superficiais.

Entretanto, o interesse em aprender mais sobre o crescimento espiritual está sempre em alta. Todos enfrentamos inúmeros obstáculos e desafios no dia a dia, então é válido encontrar uma prática que nos permite alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Nesse sentido, vamos te explicar um pouco mais sobre essa técnica, quem pode praticá-la e como fazer isso. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é Kundalini?

Kundalini representa uma energia criadora que, quando ativada, flui para o Universo, unificando o Céu a Terra o Yin e Yang. Práticas voltadas para o desenvolvimento energético e espiritual existem desde os tempos antigos do Egito e da Índia.

Foi somente depois do século XX que o conceito chegou ao ocidente, por Yogi Bhajan. O termo deriva-se do sânscrito antigo, que significa “enrolada como uma cobra”. Refere-se à energia feminina, representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.

Segundo a prática, todos possuímos essa energia, mas se encontra adormecida no Múládhára, o chakra básico. Para despertá-lo, é necessário realizar um ritual que envolve o desbloqueio dos 7 chakras. Somente assim é que a energia fluirá livremente.

Quem deve despertar a Kundalini?

Caso você deseje ampliar sua conexão entre corpo, mente e espírito, o Kundalini é a técnica certa.

Afinal, ela promove uma expansão da consciência, aumentando sua percepção sobre si mesmo. Por isso, também é popularmente conhecida como “yoga da consciência”.

Sendo assim, o método pode ser praticado tanto por quem está começando a explorar as práticas, quanto por quem já é mais experiente. Seus benefícios podem ser colhidos por qualquer pessoa; basta se dedicar, ter paciência e constância para atingir os resultados.

Além disso, pessoas idosas também estão liberadas para experimentar o Kundalini. As posições e exercícios da técnica melhoram a flexibilidade, combatem a depressão e proporcionam outras vantagens para a saúde do corpo e da mente.

Como despertar a Kundalini?

Como despertar o Kundalini

Agora que você já tem uma noção melhor sobre o que é a técnica, vamos te mostrar a prática do Kundalini, como ativar e despertar. Para liberar a energia adormecida, é necessário realizar o Kundalini Yoga.

Dessa forma, conseguirá despertar a energia, permitindo que ela percorra sua coluna vertebral, seguindo os 7 chakras. A técnica reúne posturas, mantras, mudras, meditações e outras ferramentas básicas do yoga.

Também existem outras maneiras de ativar a energia Kundalini. Confira algumas abaixo.

Respiração

Reserve algum tempo do seu dia para praticar técnicas de respiração. Você pode utilizar as práticas do yoga, da meditação ou do pronunciamento dos Sons Sagrados para exercer a respiração consciente. Isso também ajudará a aliviar o estresse e a ansiedade.

Alimentação

Não é de hoje que sabemos o quanto a alimentação afeta nossas emoções. Tudo o que consumimos diariamente se relaciona com o modo como levamos a vida.

Nesse sentido, prefira manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar ao máximo os processados e industrializados.

Auto-observação

Para obter êxito no processo de expansão da mente, é indispensável praticar a auto-observação. Procure se concentrar em cada momento do seu dia a dia, vivendo com mais presença e consciência.

Busque filtrar informações e sentimentos absorvidos, por meio dos 5 sentidos. Mensagens densas, pesadas e agressivas impactam negativamente os chakras, os deixando ainda mais bloqueados.

Equilíbrio entre corpo e mente

Manter o corpo e mente em equilíbrio parece um conceito abstrato e dificilmente atingível. Contudo, a melhor forma de chegar mais perto dessa harmonia consiste na mudança de simples hábitos.

Praticar exercícios físicos regularmente, por exemplo, é o primeiro passo. Seu corpo é o veículo da sua alma, por isso merece todo o cuidado. Então, busque atividades que gosta de praticar, como caminhada, alongamento, corrida etc.

Além do corpo, clarear a mente também não requer muito esforço quanto parece. Você gosta de ouvir música? Esse hábito tem o poder de acalmar os pensamentos, relaxar o corpo e transformar o humor.

As frequências musicais facilitam o processo de relaxamento e concentração.

O que ocorre quando a Kundalini é ativado?

Muito se fala sobre o despertar do Kundalini ser perigoso, quando isso acontece inconscientemente. Porém, essa é uma crença incorreta, pois, para ativá-lo, é necessário disciplina, devoção, responsabilidade e paciência.

Quando um indivíduo libera o Kundalini, desperta um fluxo de energia, bastante semelhante à Serpente Flamífera — começa no chakra básico, no início da coluna vertebral, passando pelo cóccix e subindo pela medula espinhal.

Essa energia percorre cada um dos 6 chakras restantes, que são o Swadisthana, Manipura, Anahata, Vishuddhi, Ajna e Sahasrara. Assim que o Kundalin passa por cada um deles, sua respectiva característica é ativada:

Assim que a energia chega ao último chakra, o indivíduo vivencia uma experiência de iluminação e autorrealização, devido à ativação da glândula pineal.

Benefícios da Kundalini

Conforme dissemos logo acima, existem inúmeros benefícios de realizar práticas para liberar a energia Kundalini, como exemplificamos com a técnica do Kundalini Yoga.

Quando ela é liberada, podemos alcançar nosso melhor potencial, o que nos proporciona uma vida mais plena e equilibrada. Os principais benefícios são:

Qual a relação da Kundalini e do Tantra?

Kundalini e Tantra

Além de conseguir liberar a energia Kundalini por meio de práticas de yoga, você também pode despertá-la por meio das técnicas do Tantra Sexual. No Tantra, essa energia é chamada de Mulher Interior.

Como o Tantra trabalha na expansão das energias sexuais — prolongando as sensações de prazer, fazendo com que sejam experimentadas por todo o corpo, não apenas na região íntima — também influenciam na ativação do Kundalini.

Essa técnica consiste na canalização, ativação e liberação da vitalidade. Portanto, nesse contexto, o despertar da Mulher Interior ocorre com a vitalização dos chakras e a união mística. Esse despertar promove a união com a consciência de Shiva.

Tire suas dúvidas sobre Massagem Tântrica e encontre um terapeuta filiado!

Conclusão

Conforme citamos mais acima, o despertar do Kundalini não acontece da noite para o dia. É necessário paciência, constância, concentração e disciplina.

Mesmo que as técnicas necessárias para a liberação dessa energia sejam simples, é preciso dedicação do indivíduo para alcançar a conexão do com o divino.


Atimoda (Thiago Soares)
Tô descolado o suficiente? Bem-vindo ao nosso mundo, com cara de bonzinho e um pouco malvadão. E vice-versa =)

Veja o perfil completo

Outras reflexões para você

Falamos que os olhos são as “janelas da alma”, então talvez estejamos conectando almas. Precisamos aprender a ser vulneráveis e olhar nos...
Quando você faz trabalhos com você mesma de autoconhecimento corporal, autoprazer, meditações ativas para liberar suas emoções, você fica...
Diariamente registramos tensões corporais, muitas vezes geradas por estresse, medo, ansiedade, angústia, dor, aflição, entre outros. O...
Vejo muitos questionamentos, de mulheres, sobre como atrair a energia orgástica para o topo e fazer com que ela circule no corpo; sobre a...
Todo mundo em algum momento da vida já passou por situações difíceis, onde muitas vezes serve para nos fortalecer e nos ensinar algo....
Cada ser humano tem uma obra prima a oferecer para a humanidade, para o universo, que é a sua própria vocação. Todos nós somos filhos e...
Inspiração. Uma habilidade natural de todos nós, seres criativos, de enxergar além, sobretudo a partir de um olhar mais profundo, mais...
É uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo cândida albicans ou monília. É bem normal esse tipo de fungo na região genital,...
Desde criança não somos ensinados a lidar com as nossas emoções, temos como exemplo os adultos. Através da ótica da criança, o adulto é...
Este discurso é um marco na obra do Osho, pois foi quando ele pela primeira vez teve suas palavras gravadas e depois publicadas. Este...
A liberdade pode ser de três tipos, e esses três tipos tem que ser bem entendidos. A primeira é liberdade de, a segunda é liberdade para e...
A vida produz formas. Essas formas são parte de um processo de organização que dá corpo às emoções, pensamentos e experiências,...
A sexualidade deve ser entendida como processo natural do ser humano, fonte de prazer, de bem-estar físico e psicológico. É uma forma de...
“Nossa! Não tem nem vergonha na cara!”, a essa expressão tão corriqueira entre nós, eu digo: “Quem me dera... É um objetivo pra mim! Quero...
O orgasmo é um fenômeno que pode acontecer através da respiração, da dança, de massagens, movimentos, e no momento do parto toda a energia...
Todas essas mensagens que mencionei abaixo, eu recebi de verdade via celular, além de muitas outras similares, são apenas alguns exemplos:...
No artigo anterior, falamos sobre campos intrusos chamados obsessivos. Com muita frequência, tenho acompanhado a destruição que isso pode...
Tenho visto nos últimos dias várias vezes essa pergunta nas redes sociais “Que conselhos você daria a uma pessoa que vai se casar?”, e...
Bloqueios sexuais podem surgir por inúmeras razões. A verdade é que eles costumam se relacionar com questões emocionais, que podem aparecer...
O ser humano é Uno em essência, Trino em manifestação e Sétuplo em evolução. As consciências do nosso corpo físico estão intimamente...
Veja todos

Receba novas reflexões por email...